Por Wanessa Galvão em 23/04/2013

*Para ver a legenda das fotos clique no ícone “i”.

Se tem uma coisa que dá charme ao make rapidamente é o delineador. Ele faz uma moldura para o olhar e pode te deixar mais sexy ou mais angelical, dependendo do traço que você fizer. Podendo ser usado tanto de dia quanto de noite, levando em conta a espessura do traço que você fizer. Essa moda começou no antigo Egito, quando as mulheres de lá decidiram fazer algo para supervalorizar o olhar, que era tido como a principal arma de sedução na época. E parece que pouco mudou de lá pra cá. Continuamos apaixonados por olhos e todos se rendem quando se deparam com um lindo par de olhos marcados com delineador. O problema é que poucas garotas conseguem fazer um traço bonito e preciso. E poucas sabem fazer mais de um tipo de traço.

Como passar?

Primeiro você tem que aceitar que o traço vai ficar ligeiramente diferente de um olho para o outro, mas que isso não vai ser perceptível para quem estiver te olhando.

A primeira vez que você for passar vai borrar, a segunda também, a terceira também e quarta provavelmente. Passar delineador é uma dessas coisas que você só aprende praticando muito, por isso nada de deixar para tentar passar quando estiver atrasada para uma noite especial. Comece comprando um baratinho para ficar treinando em casa.

As dicas básicas para passar delineador são: Apoie bem o cotovelo numa superfície plana quando for começar o traço e tente fazer de uma vez só. Você também pode colocar o espelho na mesa. Isso torna a ação mais fácil do que quando o espelho está na sua frente.

Tudo liberado

O delineador mais conhecido é preto, mas as opções coloridas estão cada vez mais na boca (ou olhos) do povo. Azul, verde, rosa e até roxo! Vale lembrar que se vai carregar nos olhos, a boca tem que ser mais suave, para não pesar a maquiagem. Temos disponíveis opções em lápis, em gel e de forma líquida, que dá pra passar com pincel. Pincel esse que, aliás, é ótimo para fazer o traço tipo gatinho, mais grosso e arrebitado.

Se você quiser sair com delineador durante o dia é só fazer um traço mais fino ou só do meio do olho para o fim. Durante a noite aproveite para chamar atenção e faça traços mais grossos, tipo pin-up, ou passe delineador na parte de baixo dos olhos para dar um efeito dramático.

Veja mais!