Por Daiane Silva em 02/09/2011

A maioria das mulheres brasileiras tem o hábito de retirar toda a cutícula, por achar que assim os cuidados com as unhas ficarão mais bonitos, mas esse não é, verdadeiramente , um hábito saudável.

A cutícula é a proteção para as unhas, evitando que nela penetrem fungos e outras coisas nocivas, como doenças diversas que podem nos contaminar se fizermos as unhas com algum alicate que não tenha sido perfeitamente esterilizado.

Além disso, a mudança de hábitos garantirá cutículas hidratadas e sem um crescimento acelerado, isto porque, quanto mais se tira a cutícula, mais ela cresce! Então, se você também está cansada da escravidão ao alicate de cutícula, experimente seguir umas boas dicas para tratar suas cutículas e mantê-las saudáveis e de uma forma que lhe poupará tempo e muitos “bifes” na manicure!

Cuidando bem de suas cutículas

  1. Retire o esmalte se as unhas estiverem pintadas e, se tiver, passe um esfoliante.
  2. Aplique um amolecedor de cutículas em volta das unhas e aguarde de 3 a 5 minutos. Se não tiver o amolecedor, passe hidratante e mergulhe os dedos num pote com água morna.
  3. Com espátula ou pauzinho de laranjeira, faça o contorno de toda  a unha, fazendo com que a cutícula fique no lugar dela e só os excessos de pele  sobressaiam. Faça isso de forma bem suave, não force demais a espátula.
  4. Enxugue seu dedo e verifique onde tem excesso de pele arrebitada;
  5. Com um alicate afiado, corte APENAS estas pelezinhas que estão soltas ou pontudas, não vá além disso!
  6. Feito isso em todas as unhas, lixe as unhas e aplique um hidratante para as mãos.

Logo que começar a fazer esse procedimento, é normal que as pelezinhas arrebitem bastante e você precisará intensificar a hidratação, usando hidratante até mais vezes ao dia e, talvez, até o amolecedor de cutículas mais seguidamente, cortando esses excessos de pele. Mas não desanime, em pouco tempo, as cutículas estarão normalizadas, com o crescimento normal e bem saudáveis!

Sugestão de um kit básico para cuidar de suas cutículas

 

Kit básico para cuidados com as cutículas

AMOLECEDOR DE CUTÍCULAS: existem diversas marcas, inclusive importadas, mas um que encontramos facilmente é o da Risqué, num vidrinho como o de um esmalte.

ESPÁTULA: esta não necessita marca específica, substitui o alicate, empurrando as cutículas e removendo as peles mortas.

POTE COM ÁGUA MORNA: ajuda muito a amolecer as pelezinhas mortas;

CANETA HIDRATANTE PARA CUTÍCULAS: foi criada especialmente para tratar as cutículas, é hipoalergênica, tem mais de 20 componentes que servem para hidratar e regenerar a pele; um dosador para não errar a medida e uma ponta alemã que serve para empurrar a cutícula, dispensando cortes. É vendida pela Internet, WWW.ubbeauty.com.br/loja além de drogarias Iguatemi em São Paulo,capital.

Claro que, na falta de um amolecedor de cutículas, como foi dito antes, usa-se um hidratante  e a água morna, assim também a caneta, na falta, usa-se a espátula ou pau de laranjeira e tudo certo!

Dicas para ter cutículas sempre saudáveis

+ Não puxe as cutículas com os dentes;

+ Evite o uso de acetona, que resseca demais a pele, prefira removedores de esmaltes.

Veja mais!