Por Pollyana Batista em 12/01/2017

Já pensou em fazer um bolo super fofinho e saboroso a base de frutas? E o melhor de tudo é que ele não leva açúcar nem farinha branca! A receita é americana, mas quem traz para nós é a nutricionista francesa com nacionalidade brasileira, Sophie Deram.

Você pode servir a delícia nas festas de família e agradar a todos os gostos, sem expor seus convidados a alimentos pouco nutritivos. E, aí, preparado (a)? A receita é bem interessante, rápida e prática.

Outra vantagem dessa receita é que, segundo a nutricionista, ela pode ser guardada no freezer para ser consumida depois. Basta que você retire três horas antes do consumo para que o mesmo descongele.

Cupcake de frutas: sobremesa saborosa, nutritiva e fácil de fazer

Foto: depositphotos

Receita dos ‘Bolinhos da mamãe com pressa’

Ingredientes

– 135 g de cereal;
– 120 g de farinha integral;
– 1 banana cortada em rodelas;
– 25 g de manteiga light derretida;
– 1 maçã, sem casca e ralada;
– 1 ovo;
– 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
– 80 g de uvas-passas;
– 175 ml de leite desnatado;
– 120 ml de mel;
– 1 colher (de chá) de canela;
– 80 g de mirtilos congelados.

Como fazer

Você deve iniciar a receita dos ‘Bolinhos da mamãe com pressa’ pelo tratamento das frutas. Pegue as uvas-passas e as coloque dentro de uma tigela com água. Leve-as ao microondas por um minuto, coe e reserve. Em seguida, quebre o ovo e misture com o cereal da sua preferência e mantenha a mistura por cinco minutos.

As bananas devem ser cortadas em rodelas e as maças raladas sem a casca. Lembre-se de manipuladas rapidamente, pois elas costumam escurecer em contato com o ar. Quanto ao forno, você deve pré aquecê-lo a 200 graus.

Por fim, em uma tigela maior, misture todos os ingredientes, inclusive o ovo, as passas e as frutas cortadas antecipadamente.  Em seguida, despeje a mistura em formas pequenas untadas, que podem ser de cupcakes de silicone, mas caso não tenha, pode colocar papel manteiga nas forminhas tradicionais. Os bolinhos devem assar por cerca de 20 minutos.

Quanto tempo dura?

Existem duas maneiras de você conservar os seus ‘Bolinhos da mamãe com pressa’. Vamos começar com a massa crua. Você pode levar a massa descoberta para o freezer por uma hora.

Depois, tire e a envolva em um primeiro saco plástico e depois coloque um segundo plástico para garantir que não entrará ar. Bem fechado, ela pode durar até seis meses. Depois de assado, os bolinhos podem ficar também em baixa temperatura por até dois dias. Para descongelar, é necessário retirá-los três horas antes do consumo.

Veja mais!