Por Nayla Georgia em 18/02/2013

Para as garotas, os cuidados com o cabelo são importantíssimos, pois muitas acreditam que ele é quem dá a moldura do rosto, logo, o cartão de visita da pessoa. Pensando em diversas maneiras de manter os fios sedosos e saudáveis, mulheres de todas as idades são seduzidas a tratamentos que prometem o fim da quebra, dos fios secos e das pontas duplas, por exemplo. Neste último caso, não é apenas a tesoura e os cremes que resolvem por completo, mas sim um tratamento conhecido como Velaterapia, também chamado de “Banho de Vela”. Tal técnica foi muito utilizada na década de 1980 e volta com tudo em tempos atuais com a influência das famosas Thalya Ayala, Fernanda Lima e Geovana Ewbank, que apostam na Velaterapia para recuperar os fios das muitas químicas que recebem.

Cuide de seus cabelos com a técnica da Velaterapia

Foto: Reprodução

Como é feita a Velaterapia?

A técnica consiste em enrolar os fios em mechas grossas e aproximar a chama de uma vela a uma certa distância segura. Isso faz com que as pontas duplas que não são alcançadas pela tesoura sejam queimadas pelo fogo e também que a fibra de queratina do cabelo sele em cada fio que entrou em contato com o calor, formando algumas “bolinhas” na ponta. Em mais ou menos uma hora o resultado já pode ser visto!

Curiosidade!

O horário de fazer a Velaterapia faz toda a diferença no resultado final. Prefira executar o processo no fim da tarde até à noite, pois é neste horário que o metabolismo desacelera e o corpo, que está mais relaxado, fica mais receptivo aos tratamentos e à absorção de nutrientes.

Quais os cuidados em casa?

Não é só no salão que o cabelo merece cuidados, mas em casa principalmente. Ao fazer a técnica da Velaterapia é aconselhada à cliente que faça uso de um soro rico em proteínas e aminoácidos, estes nutrientes ajudam a manter os benefícios que foram adquiridos no salão de beleza. Este soro deve ser utilizado antes da lavagem e seu preço é um pouco alto (podendo circular em torno de R$ 500,00).

Os benefícios

  • Queimar as pontas das madeixas com essa técnica acaba com as pontas duplas não alcançadas pela tesoura;
  • A Velaterapia deixa os fios mais resistentes à quebra;
  • Esse processo também provoca a abertura das cutículas dos fios impermeabilizados pelas químicas usadas no cabelo, isso ajuda a penetração de nutrientes.

Cuidado!

Mesmo o processo sendo bem simples, a técnica exige muito cuidado. Jamais reproduza em casa, somente em um salão conhecido e com profissionais qualificados. Os danos que podem ser causados pela má reprodução do tratamento da Velaterapia são bastante preocupantes, podendo resultar em pontas queimadas muito secas. Procure informações sobre o estabelecimento e o profissional antes de decidir fazer a técnica.

Veja mais!