Por Daiane Silva em 03/10/2011

Uma maquiagem bem feita exige bons produtos, desde os pincéis utilizados, aos cosméticos. Mas, você cuida bem dos seus produtos usados para fazer a make nossa de cada dia?

A gente sabe que os pincéis, por exemplo, são excelentes auxiliares na aplicação da maquiagem e devem ter cerdas específicas para cada tipo de utilização. Quando for escolher seus pincéis, dê preferência aos de pelos sintéticos ou de pelos de cabra. Existem marcas que se preocupam com questões ambientais e divulgam sua opção por produzir produtos sem maltratar animais, como a M.A.C. Cosmetics e Bourjois. Geralmente os preços de bons pincéis de maquiagem não são baratos, mas a durabilidade e qualidade valem o investimento.

Maquiagem (Imagem: meiafina.com.br)

Por falar em durabilidade, para garantir um longo tempo de uso com qualidade, é importante que se cuide bem dos pincéis, limpando-os e higienizando-os corretamente para evitar que acumulem bactérias e fungos, além de estragarem mais facilmente.

Como fazer uma limpeza ao menos uma vez ao mês

  1. Utilize uma bacia pequena com água morna (e não esqueça: a água quente pode derreter a cola e estragar os pincéis) molhe as cerdas e passe um xampu neutro ou infantil.
  2. Repita o processo até a água sair límpida.
  3. Pinceis de MaquiagemDeixe os pincéis secarem naturalmente.
  4. Outra coisa importante nos cuidados com produtos de maquiagem é a observação da data de validade deles, que podem ser muito prejudiciais à saúde de olhos e pele, se usados após a data de validade, mesmo estando com bom aspecto e parecerem normais.
  5. Tanto o produto quanto o sistema conservante dele deixam de ter a mesma eficácia, permitindo a proliferação de microorganismos, que podem causar alergias, vermelhidão, coceiras, irritações e até infecções graves!
  6. Para evitar o transtorno, não jogue fora as caixinhas dos produtos, que contém os prazos de validade e, vez ou outra faça uma revisão em sua necessaire!
  7. Maquiagens dentro do prazo de validade causam problemas também, se não forem bem cuidadas!

Veja como conservar seus produtos tão queridos

  1. Guardar em um lugar seco, arejado e preservadas de luz direta e calor. O banheiro é um péssimo lugar para manter suas maquiagens, devido às mudanças de temperatura e à umidade. Opte por deixá-las no quarto.
  2. A bolsa, por ser quente e escura, também é um ambiente que propicia a proliferação de microorganismos. Mantenha a maquiagem que for levar nela sempre muito bem fechada.
  3. Não se deve tirar os produtos das embalagens com os dedos, alguns produtos já vêm com espátulas ou pincéis, quando não tiverem, prefira usar cotonetes ou esponjas. Caso não haja outro jeito, certifique-se de que suas mãos estão bem limpas.
  4. Os pincéis e esponjas utilizados na aplicação da maquiagem devem estar sempre limpos. Recomenda-se que os pincéis sejam lavados uma vez por mês e as esponjas, uma vez por semana.
  5. Não compartilhe maquiagem com as amigas. Apesar de a maioria das mulheres fazer isso, esse hábito facilita a troca de bactérias, fungos e vírus entre os produtos e, consequentemente, entre as pessoas.

Veja mais!