Por Nayla Georgia em 09/04/2013

O Outono é caracterizado por temperaturas agradáveis ao longo do dia e frio na noite, mas se engana quem pensa que isso é razão para deixar de lado os cuidados especiais para com a cútis. Nessa estação, a umidade do ar fica mais baixa e isso é prejudicial ao órgão mais extenso do corpo, que é a pele. Outro ponto esquecido pelas pessoas durante as temperaturas mais baixas é o cuidado com a proteção dos raios solares, que deve ser diário.

Cuidados na hora do banho

Cuide bem da sua pele no clima ameno do Outono

Foto: Reprodução

Conhecido por ter dias de clima agradável e noites mais frias, o Outono é a estação em quem as pessoas tendem a aumentar a temperatura da água durante o banho e demoram mais tempo em contato com essa água quente. Esse hábito não é benéfico para a pele, porque a água quente ajuda a eliminar a camada de gordura que protege o maior órgão do corpo. Isso acaba por estimular o envelhecimento e a dilatação dos poros, além de algumas vezes provocar irritações e coceiras cutâneas.

O correto é usar água morna e não prolongar o banho por mais de dez minutos. Os produtos a serem usados também devem ser escolhidos estrategicamente nessa estação, ou seja, nada de produtos à base de álcool e sabonetes alcalinos, ou que produzem muita espuma. Para se ensaboar, escolha um sabonete de pH neutro e também aposte nos hidratantes na versão in shower, que são próprios para serem aplicados durante o banho. Depois do banho, se enxugue levemente, sem esfregar a toalha, e passe um hidratante ou óleo corporal, para hidratar bem a pele ressecada pelo clima mais seco do Outono/Inverno.

Limpeza facial

Cuidar bem do rosto é sempre importante, independentemente da condição climática em que se encontra no momento. Prefira fazer a limpeza dessa área com produtos indicados para o seu tipo de pele. Se tiver a pele seca, os melhores produtos são as loções ou leites de limpeza. No caso das peles normais, os sabonetes líquidos são suficientemente bons. Já para as peles oleosas, o ideal mesmo é usar produtos adstringentes.

Para remover a maquiagem use demaquilantes à base de água termal e sem álcool, pois eles não agridem a cútis que já está sensibilizada por outros fatores. Jamais deixe de usar o protetor solar, até mesmo com o tempo nublado.

A alimentação correta é a chave para a pele bonita na estação

O Outono é a melhor época para o amadurecimento das frutas, elas ficam mais suculentas e acessíveis durante essa estação. Aproveitando-se desse fato, a melhor forma de obter uma pele lisinha e saudável é se alimentando corretamente. Determinadas vitaminas e demais nutrientes são imprescindíveis para a boa manutenção da pele, retardando o envelhecimento precoce, por exemplo. Nessa época, consuma muita banana, maçã, laranja, melão e morango, pois ajudarão no controle dos radicais livres. Também se lembre de beber muita água, no mínimo dois litros, ao longo do dia.

Veja mais!