Por Daiane Silva em 25/09/2011

Quem tem os cabelos oleosos sofre para mantê-los com brilho e balanço, já que a oleosidade excessiva pesa e deixa os fios com aspecto de sujos, coisa que incomoda demais. A causa do excesso de oleosidade é uma produção exagerada das glândulas sebáceas, que produzem mais oleosidade do que o necessário, às vezes isso ocorre por estresse ou até por alterações hormonais.

A oleosidade excessiva está ligada a outro problema que incomoda muito: a queda de cabelos! Sendo necessária uma limpeza adequada, além de estimular o metabolismo capilar para evitar a queda.

Cabelos Oleosos

Algumas dicas úteis podem lhe ajudar a se livrar dos cabelos oleosos

  1. Procure manter os cabelos livres de qualquer coisa que impeça a ventilação nos fios, como boinas, bonés ou chapéus, etc.;
  2. Evite estimular a produção de sebo do couro cabeludo com massagens no couro cabeludo, ou passando as mãos nos cabelos seguidamente;
  3. Os cabelos oleosos devem ser lavados diariamente;
  4. O ideal ao lavar cabelos oleosos é usar xampus adstringentes e de ph neutro, alternados com xampus específicos para cabelos oleosos;
  5. Uma vez por semana use xampu anti-resíduo ou esfoliante capilar;
  6. Ao aplicar máscaras de tratamento, condicionadores ou leave-in, aplique do meio do fio para as pontas, nunca perto do couro cabeludo!
  7. A água quente resseca os cabelos e estimula a produção de sebo, por isso, deve ser evitada

Ajuda médica

Como a oleosidade causada pela genética não tem cura, mas pode ser controlada, o ideal é procurar um dermatologista para que ele indique um tratamento adequado após uma análise do couro cabeludo.

Existem muitos xampus especiais que removem os resíduos dos fios sem ressecá-los, além de xampus anti-caspa, que também são bons para cabelos oleosos, mas, sendo um caso grave, o dermatologista pode até indicar medicamentos orais.

Veja mais!