Por Nayla Georgia em 26/08/2015

Mulheres de pele negra sofriam na história e, infelizmente, algumas ainda sofrem com o racismo. Repudiando essa atitude deplorável, devemos reconhecer a beleza dos tons de pele escura – que são bem variados – e cuidar bem dela para destacar suas nuances maravilhosas. Descubra a seguir cuidados específicos para a pele negra que vão manter o brilho e a saúde dela!

Xô ressecamento

O ressecamento não é bem vindo para as peles em geral. Para as negras, esse problema acaba acinzentando a cor. Isso ocorre por que a camada córnea (a mais externa da pele) possui menos lipídios e acaba perdendo água mais facilmente. Portanto a hidratação é imprescindível. Fuja de banhos longos e quentes, pois esse hábito resseca mais a pele.

Protetor solar sempre

Jamais acreditem no mito de que a pele negra não precisa usar protetor solar ou que qualquer fator do produto serve! Esse tipo de pele pode não mostrar os mesmos sinais de queimação que a pele clara demonstra (vermelhidão), mas sofre também e o descaso pode acarretar até em câncer de pele. Cuide sempre de proteger sua pele dos raios solares com fator 30 para cima.

Cuidados importantes para a pele negra

Foto: Reprodução/ internet

Não à foliculite

É comum em quem tem pelos encaracolados, mas pode ser evitada. A foliculite é uma inflamação da pele que é muito confundida com espinhas. Para prevenir sua pele desse probleminha, faça a esfoliação semanal. Pode usar até métodos caseiros, como mel e açúcar cristalizado.

Sem manchas

Mais propensa a apresentar manchas, a mulher de pele negra apresenta mais manchas decorrentes de acne, queimaduras ou cicatrizes. Para eliminar essas manchas o profissional dermatologista deve usar agentes menos agressivos para que não reaja radicalmente com a melanina, se não pode trazer ainda mais manchas. O processo é demorado, mas é mais cuidadoso.

Oleosidade

Algumas mulheres negras sofrem bastante com excesso de oleosidade na pele e isso acaba dando asas ao aparecimento da acne. Para melhorar o problema é preciso bastante cuidado. Limpe a pele pela manhã e antes de dormir, tonificando e hidratando com produtos específicos para peles oleosas (oil free, ou livre de óleo). Para sair ao sol, prefira o filtro solar em gel, que não deixa a pele gordurosa. Cuidando de dentro para fora, evite alimentos gordurosos (amendoim, castanha, carnes gordurosas, etc.) e invista nas fibras e alimentos ricos em vitamina C (cenoura, acerola, laranja e cereais integrais, por exemplo). Ah, e lembre sempre de beber muita água!

Veja mais!