Publicado por Daiane Silva

A preservação da juventude ou a reversão do processo de envelhecimento é um dos interesses tanto de mulheres quanto de homens na atualidade, apesar de as mulheres serem a maioria na busca por novos métodos de eliminar rugas ou qualquer marca indesejável na pele do rosto, os homens também tem se mostrado dispostos a conseguir uma aparência melhor. Afinal, a aparência é fundamental em todos os setores da vida e ninguém deseja passar a impressão errada de desleixo, por exemplo, no trabalho ou na vida social. Mas, para se conseguir manter uma pele saudável e limpa, nem sempre são necessários tratamentos com cremes sofisticados ou em clínicas, bastam alguns cuidados diários e os efeitos já se fazem notar em uma pele bem nutrida e livre de manchas.

Cuidados com o rosto

Alguns fatores contribuem negativamente para deixar a pele com aspecto cansado ou os poros obstruídos, o que pode acarretar espinhas, cravos e outras manchas. Eles produzem radicais livres, que são, de longe, os responsáveis pelo envelhecimento precoce e além disso, comprometem a hidratação cutânea, o que prejudica a aparência. São eles: má alimentação, alterações hormonais, excesso de sol, fumo, estresse e poluição.

Obviamente é necessário que se evite os fatores externos causadores de danos à pele, como sol e fumo, além de tentar manter a saúde interna, procurando manter uma alimentação equilibrada para garantir a saúde do corpo, de modo geral. Mas, os cuidados diários com a pele, envolvem a higiene adequada,  o que garantirá uma pele limpa e livre dos efeitos de poluição, além de mantê-la hidratada e nutrida.

Esses cuidados são incorporados à rotina e se tornam tão simples e automáticos quanto escovar os dentes, por exemplo.

Eles podem e devem ser feitos por homens e mulheres.

Limpeza adequada da pele

A limpeza é fundamental para eliminar as células mortas, resíduos de poluição e maquiagem, além de secreções naturais da pele que podem  ir se acumulando e obstruir os poros. A limpeza diária ideal é feita com produtos adequados ao tipo de pele, seja normal, seca ou oleosa, como sabonetes neutros ou ainda gel de limpeza facial, entre outros produtos. Uma limpeza de pele mais profunda pode ser realizada de tempos em tempos e remove impurezas e ajuda a diminuir a flora bacteriana, evitando a formação de cravos e espinhas e também facilita a penetração de outros produtos como hidratantes e a própria maquiagem.

Esfoliar a pele

Cuidados com o rostoA esfoliação é um dos passos para a correta eliminação de impurezas e células mortas. Ela estimula a renovação celular e contribui no tratamento de espinhas, também preparando a pele para a hidratação. Não é um procedimento que deva ser feito todos os dias, o ideal é que se faça uma esfoliação uma vez por semana. Além de diversos produtos específicos existentes no mercado cosmético, a esfoliação da pele também pode ser feita de forma muito eficiente através de máscaras caseiras.

Tonificar a pele

O tônico facial é complemento de limpeza da pele e tem um papel importante na proteção da pele da ação dos radicais livres, reduz a aparência de poros dilatados e uniformiza a textura da pele. Também mantém a umidade natural da pele, proporcionando elasticidade e aumenta o tônus muscular.

Hidratar a pele

Após a limpeza, a pele está pronta para ser hidratada e é o hidratante quem faz a reposição da umidade, eliminando tensões e suavizando linhas e rugas. A hidratação é indicada principalmente para peles ressecadas, tanto naturalmente quanto por exposição excessiva  ao sol. O resultado é imediato, deixando-a com sensação de frescor e nutrição e, além disso, cria uma película protetora que previne o envelhecimento precoce.

Proteger a pele

Um item que não pode faltar, de jeito nenhum na rotina de cuidados com a pele do rosto, é o protetor solar! Mesmo nos dias em que o sol não parece estar muito forte, porque seus raios ultravioletas são poderosos e queimam mesmo em dias nublados e provocam o envelhecimento precoce e, muito pior, o câncer de pele.

Espalhe o protetor muito bem em todos os cantinhos e não esqueça de aplicar nas orelhas e pescoço. Também não esqueça de aplicar um protetor solar labial ou batons com fator de proteção. O fator de proteção é importante, portanto, preste atenção a esse detalhe e escolha  o que for conveniente ao seu tipo de pele. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção.

Cuidados extras

Mantendo essa rotina de cuidados, sua pele certamente reagirá de forma positiva, ficando saudável e radiante, mas, a partir de certa idade, vinte e cinco ou trinta anos, é ideal o uso de algum creme específico para prevenir rugas e envelhecimento da pele, principalmente em áreas sensíveis do rosto, como lábios e olhos, onde as linhas de expressão costumam marcar a pele primeiro. No mercado cosmético existem ótimos produtos e linhas completas de cuidados com a prevenção para todas as idades.

Ginástica FacialMais dicas para deixar sua pele saudável

  • Cuide diariamente da pele, alguns minutos diários, duas  vezes ao dia, garantem resultados incríveis;
  • A água é essencial para todo o organismo. Não relaxe no seu consumo, beba muita água;
  • Uma alimentação equilibrada, a base de frutas, verduras e muita fibra, promovem um bom funcionamento dos intestinos e do organismo inteiro, procure cuidar de sua alimentação;
  • Uma boa noite de sono também tem papel fundamental na boa saúde e na aparência, procure ter uma noite de sono tranquila e com duração adequada;
  • Atividades físicas beneficiam o corpo inteiro, desde a parte circulatória à muscular e isso se reflete na aparência também. Faça ao menos trinta minutos de caminhada ou outro exercício três vezes por semana ou sempre que possível;
  • Massagens faciais são ótimas aliadas para melhorar a aparência da pele e evitar os sinais de idade. Podem ser feitas em esteticista de sua confiança ou em casa mesmo. Aprenda alguns movimentos básicos e faça quando aplicar o hidratante, por exemplo;
  • A ginástica facial, assim como a massagem, tem o poder de estimular a circulação e tonificar a musculatura facial. São “caretas” de movimentos controlados que se faz em frente ao espelho por poucos minutos todos os dias e que favorecem a prevenção do envelhecimento já que tonificam a musculatura e retardam o surgimento de linhas e rugas.

Veja mais!