Por Priscila Melo em 20/05/2015

Mudar sempre é bom, e quando o assunto é cabelo, muitas adoram ousar e tingir os cabelos. Mas o cabelo natural já exige muitos cuidados, imagina quando ele é tingido! Tem gente que não pinta o cabelo porque diz que a tinta estraga, mas não é assim. Na verdade, o que estraga os fios é a falta de cuidados após a coloração ou até mesmo o uso incorreto de certos produtos. Por isso, selecionamos algumas dicas de cuidados que você deve ter se o seu cabelo for colorido.

A linha de tratamento

Quando o cabelo é colorido os cuidados aumentam e o ideal é que se tenha uma linha de tratamento formulada especialmente para cabelos tingidos ou coloridos. Esses produtos, por serem mais específicos, têm alguns ativos especiais que ajudam a nutrir e a manter a cor nos cabelos. Além disso, acabam dando mais brilho por um tempo mais prolongado.

Cuidado com a lavagem

Mesmo usando uma linha feita especialmente para cabelos tingidos, é preciso ter cuidado com a lavagem. Evite lavar os cabelos diariamente, pois a cada lavagem, uma parte da cor é perdida.

Cuidados especiais com o cabelo colorido

Foto: Reprodução

Água fria

Tanto para os cabelos tingidos quanto para os cabelos sem nenhum tipo de química, essa dica é maravilhosa. Lave sempre os cabelos com água fria, pois ela ajuda a fechar as cutículas do cabelo e promovem maior umidade, não deixando a cor desbotar.

Hidratação frequente

Cuidados especiais com o cabelo colorido

Foto: Reprodução

A química da tinta, geralmente, deixa os cabelos mais secos e quebradiços, retirando um pouco dos óleos naturais do cabelo, por isso é muito importante mantê-lo sempre hidratado. Você sempre que lavar os cabelos deve usar condicionador e a hidratação deve ser feita uma vez na semana.

Nada de sol

Lavar os cabelos com frequência não é a única maneira de perder a coloração mais rápido. A exposição ao sol também pode causar isso. Por este motivo, o ideal para quando for se expor ao sol por um longo período de tempo é usar chapéus, lenços e até bonés. Além disso há cremes e loções protetoras, específicas para os cabelos.

Cuidados especiais com o cabelo colorido

Foto: Reprodução

Seja fiel à marca

Outro detalhe que influencia muito é a marca da tintura, seja fiel a marca que está usando. Se o seu cabelo se adaptou bem a determinada marca, continue usando ela, não há motivos para ficar mudando de marca. A composição e os princípios ativos podem variar de uma marca para outra e isso pode danificar o seu cabelo.

Evite o secador, chapinha ou baby liss

Cabelos tingidos geralmente são mais frágeis, por isso, evite usar com frequência o secador, chapinha ou baby liss. O uso deles agride muito os fios, então evite temperaturas muito quentes próximo ao seu cabelo. Use apenas em casos de extrema necessidade.

Veja mais!