Por Ana Ligia em 21/02/2017

O Carnaval é um festa que costuma começar de manhã, se prolongar pela noite e ainda se estender pela madrugada. E os dias de festa são combinados por alegria, bebida e muito beijo na boca. Mas junto com uma folga do trabalho ou estudos, existe mais outra coisa que os foliões geralmente deixam de lado: a saúde bucal.

Segundo a dentista e consultora de higiene bucal da Condor, Érika Vassolér, essa prática não pode continuar acontecendo. “Muitos foliões deixam de lado os cuidados básicos nesse período e, como estão mais expostos, podem ter problemas posteriormente”, afirma.

O açúcar e álcool, produtos constantes nas festas de Carnaval, quando são ingeridos juntos liberam um ácido que prejudica bastante a aparência e saúde dos dentes, desgastando o esmalte, provocando dor, sensibilidade, cárie e mau hálito.

Cuidados com os dentes também é importante no Carnaval

Foto: depositphotos

“Como o álcool tem efeito diurético, pode desidratar o corpo e reduzir o fluxo da saliva, deixando a boca mais seca. Esse cenário favorece a proliferação de micro-organismos que causam placa e mau hálito”, explica Vassolér.

E além do aumento do consumo de bebidas alcoólicas, as pessoas também aproveitam o período para trocar beijos. O que também precisa de um alerta. Segundo a consultora: “a boca é a porta de entrada para diversas doenças, como mononucleose, tuberculose, hepatite B e o vírus HPV, por exemplo. Por isso, é essencial que, mesmo na folia ou na viagem de Carnaval, o folião deve lembrar-se de manter sua rotina de higiene bucal, além de tomar alguns cuidados complementares”.

Dicas para curtir o Carnaval e proteger a boca

  • Escove seus dentes três vezes ao dia e não esqueça do fio dental;
  • Em caso de lesões na boca, procure um profissional especializado;
  • A troca exagerada de micro-organismo potencializa as chances de doenças. Por isso, a especialista indica evitar beijar várias bocas em um curto espaço de tempo;
  • Beba bastante água ao ingerir álcool. Isso irá ajuda a reduzir as chances de manchas nos dentes;
  • Não substitua a escovação por balas e chicletes, isso resultará em sérios danos aos seus dentes.

Veja mais!