Por Nayla Georgia em 22/01/2013

Ter um sorriso bonito abre muitas portas, por isso, as mulheres estão cada vez mais à procura de tratamentos que proporcionem dentes belos. Para os casos de dentes desalinhados e problemas com a articulação dental incorreta, o aparelho ortodôntico fixo é o mais indicado. Mas não só basta colocar o aparelho, é preciso tomar alguns cuidados para que dê tudo certo no tratamento, ou seja, deixar o seu uso um pouco mais confortável e diminuir o tempo de utilização. A higiene bucal é muito importante, contudo os usuários do aparelho fixo têm de tomar cuidado redobrado com os braques e ligas para os manter sempre limpos, caso contrário, acumulará restos de alimentos e isso provoca cáries e outros problemas.

Cuidados com o aparelho fixo

Foto: Reprodução

A forma correta de escovação e uso do fio dental para quem tem aparelho

A escovação correta deve começar com a retirada de qualquer parte removível do seu dispositivo ortodôntico, como os elásticos retiráveis, por exemplo. Para limpar o aparelho fixo use a escova de dentes em um ângulo de 45 graus, assim será mais fácil de limpar ao redor dos fios e pinos. Primeiramente escove em cima de cada fio, depois embaixo deles. Se preferir, pode escolher as escovas interdentais ou bitufo que também são muito eficientes e ajudam na melhor higienização dental. Depois da escovação no aparelho, escove os seus dentes como de costume.

Para o fio dental escolha o adequado para seus dentes e passe-o com o passa fio. Peça ao seu dentista auxílio sobre como usar esse produto da forma correta. Finalize a limpeza com um enxaguante bucal e examine os dentes no espelho, lembrando que eles devem cintilar, brilhar e aparentar limpeza completa.

Dicas importantes para cuidar do aparelho

  • Prefira não comer alimentos duros, pegajosos, ricos em açúcar ou bebidas espumantes (refrigerante, por exemplo);
  • Mantenha sempre a boca limpa, pois isso irá permitir que os dentes se movam mais rapidamente para a posição desejada e fará com que o tempo de uso do aparelho fixo seja reduzido;
  • Jamais mastigue algo que não seja alimento. Mastigar objetos alheios, tais como grampos, lápis, canetas, etc. podem provocar danos ao aparelho e resultar em mais tempo no ortodontista para consertar;
  • Tenha o cuidado de não empurrar os dentes para fora do alinhamento. Roer unhas, mordiscar os dedos ou brincar com os elásticos é prejudicial à saúde além de prolongar o tempo de uso do aparelho, pois pode acabar causando danos.

Veja mais!