Por Priscila Melo em 13/05/2015

O batom faz parte do nécessaire de toda mulher, é um produto indispensável e que faz toda diferença na maquiagem. Como o mercado de cosméticos sempre procura inovar e está lançando novos produtos com frequência, a variedade de tipos e cores de batons é imensa e só faz aumentar.

As cores de batons são inúmeras, elas vão desde os tons mais clássicos e discretos até os mais chamativos e excêntricos. Mas além das cores, há ainda as texturas e os acabamentos que podem ser bem diferentes na hora de colorir e valorizar seus lábios. Para cada efeito desejado a um tipo de batom mais específico. Conheça agora um pouco mais sobre cada tipo de batom!

Cremoso

Cremoso

Foto: Reprodução

Esse é o tipo mais clássico, muito indicado para ser usado durante o inverno já que possui um grande poder de hidratação e tratamento. Possui uma boa cobertura, fixação e desliza com facilidade na hora de aplicar. Caso você tenha o lábio com rachaduras, é preciso ter cuidado pois ele pode escorrer entre elas.

Cintilante

Cintilante

Foto: Reprodução

Os batons cintilantes são aqueles que possuem brilho na composição da sua cor. Esse brilho pode ter efeito perolizado ou metálico. Quando é muito perolizado passa a ter um efeito frio, gelado. A intensidade da cor desse tipo de batom é baixa, geralmente é usado em cima de outros batons para intensificar o brilho. Uma dica para deixar os lábios mais sensuais é passar o batom no centro da boca, dando a impressão de que eles são maiores.

Matte

Matte

Foto: Reprodução

Este tipo não possui nenhum tipo de brilho ou glitter, sua aparência é seca e com pouca hidratação. É um batom que possui maior intensidade de cor devido à grande quantidade de pigmentos na sua composição. É o tipo de batom que possui maior fixação nos lábios, dá uma aparência fosca e de cor mais intensa. O ideal é que os lábios estejam bem hidratados para receber o batom matte, pois caso contrário ficarão com a aparência de rachados.

Acetinado

Acetinado

Foto: Reprodução

O acetinado pertence à categoria dos batons sem brilho, mas oferece cor aos lábios sem deixar eles com a aparência seca. Esse batom é mais emoliente que o fosco e deixa a cor pura.

Envernizado

Envernizado

Foto: Reprodução

O envernizado possui um efeito molhado, mas não tanto quanto como o gloss, ele tem uma boa fixação e uma maior quantidade de pigmentos de cores. Sua composição pode ter ativos de hidratação e tratamento.

Gloss

Gloss

Foto: Reprodução

O gloss é um batom com cor mais leve e suave, com muito brilho e transparência. Ele deixa os lábios bem brilhosos e com um ar mais jovial, porém sua duração é curta. É preciso retocar várias vezes ao longo do dia e ter cuidado com o excesso, para não escorrer dos lábios.

Veja mais!