Por Daiane Silva em 29/08/2011

O que é o Coolsculpting?

É uma das mais novas técnicas chegadas ao Brasil, que promete revolucionar a luta contra as gordurinhas localizadas. Um aparelho criado pelo mesmo dermatologista norte-americano que criou a depilação a laser e o laser fracionado, Rox Anderson. Já certificado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  Ao contrário da maioria das outras técnicas, este aparelho promove a destruição das células de gordura do tecido adiposo através do resfriamento, do congelamento destas células (criolipólise) e não pelo calor.

Tratamento coolsculpting

Como acontece o tratamento?

O aparelho do Coolsculpting tem uma espécie de ventosa acoplada que suga a região a ser tratada, esta recebe ondas de frio (temperatura até 5 graus C). Estas ondas de frio cristalizam os lipídeos das células de gordura (adipócitos), em três semanas estas células sofrem o que se chama apoptose, ou morte natural. Em dois meses pode-se ver os resultados finais, pois a gordura é toda eliminada através do sistema  linfático pela urina e fezes, evitando, assim,  aumento de colesterol, triglicerídeos ou na função hepática.

A indicação do Coolsculpting é para quem está no peso normal, ou próximo, mas quer perder gorduras localizadas, não é para emagrecimento, como casos mais graves de sobrepeso. É possível eliminar em média 25% da camada de gordura localizada.

Os resultados são notados com uma sessão apenas, mas pode-se fazer mais, desde que se respeite o intervalo de sessenta dias entre elas. Após o procedimento, o paciente pode vir a sentir leves dores na área tratada ou formigamentos e até hematomas, mas não é uma regra.

Preço e outros detalhes

  • Cada sessão de Coolsculpting costuma durar de uma a duas horas, dependendo da extensão de área a ser tratada, o preço médio de cada sessão é de R$2500. As áreas que podem receber este tratamento são as que costumam acumular gordura, como abdômen, costas, flancos, bumbum,etc.
  • A única contraindicação do Coolsculpting  é para gestantes, fora esse caso, ele pode ser aplicado a qualquer pessoa sem problemas.
  • Como em outros tratamentos para acabar com a gordura localizada, é importante para a manutenção do resultado obtido que a pessoa mantenha uma rotina de atividades físicas, principalmente as aeróbicas, como caminhadas, bicicleta ou natação, que queimam mais calorias e bons hábitos alimentares, tudo isso evita que a gordura volte a acumular.

Veja mais!