Por Daiane Silva em 12/03/2013

O poder funcional dos alimentos já é bem conhecido atualmente, sabendo-se que é possível prevenir diversos tipos de doenças apenas com o consumo de alimentos certos, que contenham os nutrientes necessários. Pois esse mesmo cuidado nutricional é capaz também de contribuir para a perfeita cicatrização dos tecidos do nosso corpo, seja num simples corte ou numa delicada recuperação cirúrgica.

Conheça os alimentos que ajudam a acelerar a cicatrização

Foto: Reprodução

Segundo estudos, a capacidade de regeneração do corpo depende diretamente da nutrição e certas vitaminas. Elas devem ser consumidas a fim de estimular a produção de colágeno e o desenvolvimento do tecido ósseo, o que reduz o tecido cicatricial.

Alimentos que estimulam a cicatrização

As vitaminas A, C e E são as indicadas por nutricionistas para uma dieta funcional adequada, pois, além de prevenirem o envelhecimento precoce das células, ainda estimulam uma perfeita cicatrização. Elas estão presentes em várias fontes, como por exemplo:

  • FRUTAS VERMELHAS: protegem as paredes dos vasos sanguíneos, pois contém FLAVONOIDES  por isso, ajudam a combater o processo inflamatório. Ricas em vitamina C, E, além de cálcio e magnésio, também antocianinas, essas frutas são poderosas contra infecções e na síntese do colágeno. Ex: morango, framboesa, cereja, maçã e amora.
  • FRUTAS CÍTRICAS: essas frutas auxiliam também na síntese do colágeno, além de também fortalecerem os vasos sanguíneos devido à presença do antioxidante BETACAROTENO e da vitamina C. Ex: laranja, limão, acerola e mexerica.
  • LEGUMES E VERDURAS: também ricos em vitamina C são o pimentão, especialmente o amarelo, que deve ser consumido cru; a couve, o repolho, o agrião e o brócolis. Esses alimentos também contêm compostos enxofrados bioativos, o que faz com que desintoxiquem o fígado, muito importante para quem sofreu cirurgia com anestesia e para quem está sob tratamento com anti-inflamatórios ou antibióticos.

Além das vitaminas, que já vimos serem importantíssimas na recuperação de tecidos, existem outros nutrientes que se fazem essenciais para a cicatrização. Eles se encontram em alimentos variados, desde frutas e legumes até carnes magras. A dica dos nutricionistas é que se varie bastante o cardápio, acrescentando alimentos mais naturais em abundância e reduzindo ao mínimo o consumo de produtos industrializados.

Outros nutrientes que podem ajudar

  • ÔMEGA 3: é um ácido graxo importante na resposta imunológica do organismo e que o corpo não produz. Pode ser encontrado em fontes como: linhaça, chia, óleo de canola, sardinha, etc.
  • ENZIMAS E MINERAIS: a glucosamina, o zinco e a bromelina são indicados para acelerar a cicatrização e redução dos hematomas e inchaços, pois contribuem para a síntese de proteínas, o que recupera a pele. Podem ser encontrados em cereais e carnes vermelhas, além de suplementos alimentares.
  • PROTEÍNAS MAGRAS: são excelentes para cicatrizações mais complexas, como a recuperação de cirurgias, já que aceleram a produção de colágeno e diminuem as inflamações. São encontradas em carnes, feijão preto, ovos e aves.

Mais uma dica importante dos nutricionistas é  quanto aos alimentos que podem prejudicar o processo de cicatrização. São alimentos com baixa carga glicêmica: massas ou pães e bolos de farinha branca ou ainda, guloseimas ricas em açúcar, sal ou gorduras. Assim como os alimentos industrializados, estes devem ser evitados durante a recuperação para uma melhor cicatrização.

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