Por Priscila Melo em 28/09/2015

É preciso ter muito cuidado com os cabelos, principalmente quando se aplica algum tipo de componente químico. Os fios são sempre muito sensíveis e acabam sofrendo agressões quando se utiliza coloração ou qualquer outro procedimento do tipo. Isso ocorre porque em tais procedimentos químicos não há o fechamento da cutícula e os cabelos, consequentemente, vão ficando porosos, perdendo água, massa e nutrientes. O que resulta em fios fracos, quebradiços, indisciplinados e volumosos. Para evitar que os fios fiquem assim é preciso fazer uma selagem de cutícula.

A selagem de cutícula

Em tratamentos químicos, durante o processo, a cutícula capilar é aberta para que os produtos penetrem nos fios, porém esses tratamentos não fecham as cutículas. Desse modo, os cabelos ficam porosos e com a cutícula aberta, o que faz com que os fios fiquem arrepiados, ásperos, embaraçados, quebradiços e ressecados. A selagem de cutícula fecha as escamas abertas das fibras capilares e acaba retendo a água, massa e nutrientes dos fios.

Os benefícios da selagem de cutícula

Quando fazemos a selagem de cutícula nos cabelos, as escamas das fibras capilares se fecham e além de reter água, massa e nutrientes, o cabelo não fica ressecado. É importante selar as cutículas dos cabelos sempre que hidratar os fios, pois o selador ajuda a reter as propriedades da hidratação nos fios e, consequentemente, os cabelos ficam mais bonitos por muito mais tempo.

Conheça o procedimento de selagem de cutícula nos cabelos

Foto: Reprodução/ internet

Fios sem selagem de cutícula

Os cabelos que não possuem selagem de cutícula, além de não apresentarem um aspecto saudável, possuem um comportamento diferenciando e não conseguem reter outras químicas, nem mesmo outros tratamentos capilares. Quando isso ocorre eles ficam porosos e a tendência é o descontrole, além da dificuldade de modelar os fios com o secador ou de alisá-los com a chapinha.

Receita caseira de selagem de cutícula

É possível fazer a selagem capilar utilizando apenas produtos que você tem em casa. Confira uma receita caseira de selagem de cutícula capilar:

Você vai precisar de:

  • Shampoo anti-resíduos
  • Máscara reconstrutora
  • Máscara hidratante
  • Vinagre de maçã
  • Protetor térmico
  • Secador
  • Chapinha

Para fazer a selagem da cutícula do cabelo, você deve aplicar o shampoo anti-resíduos no couro cabeludo, massageie com as pontas dos dedos até que a espuma se forme e se espalhe pelos fios.

Após isso, enxague bem o cabelo e aplique a máscara reconstrutora, lembre-se de aplicar gradativamente, mecha por mecha, das raízes até as pontas. Massageando cada uma das mechas alguns segundos, deixe a máscara agir nos fios por cinco minutos e logo após enxague bem o cabelo e aplique a máscara hidratante. Repita o passo a passo da aplicação da máscara anterior.

Em seguida, aplique o vinagre de maçã, depois enxague bem os cabelos e aplique o protetor térmico. Seque os cabelos com o secador, modelando e depois disso alise os fios com a chapinha. Para finalizar o processo, aplique um jato de ar frio nos fios. Seu cabelo estará ainda mais lindo, hidratado e com as escamas das fibras capilares bem fechadas.

Veja mais!