Por Camila Albuquerque em 28/03/2013

Já no começo da década de 90, um movimento chamava bastante atenção. Tinha como nome “grunge” e como principal inspiração o – até então vivo – vocalista da banda Nirvana, Kurt Cobain. As características dominantes do grunge eram: o jeans surrado, a camisa de flanela com estampa xadrez e o aspecto “mal arrumado” – até no cabelo.

A volta do grunge: repaginado

Desde a década de 90, este movimento vem e vai em algumas estações, sempre marcante com suas camisas xadrez bem democráticas. E, neste ano, a aposta é que o grunge irá inspirar as mais antenadas, pois já apareceu nas passarelas. Desta vez ele vem menos surrado e com um pouco de glamour, aparecendo em produções mais arrumadas e chiques. Até os tecidos nobres serão usados.

As principais peças do novo grunge são: camisas ou calças listradas, o xadrez não só nas camisas, gorros, jaquetas de couro ecológico, pull de tricô, legging preta, calças pantalona, rasteiras abotinadas, ankle boots e coturnos.

*Clique no ícone “i” para ver a legenda das fotos.

Fique esperta!

O novo grunge vai ser uma das muitas tendências maravilhosas para o outono/inverno 2013, principalmente para aquelas que aderem ao streetstyle e buscam algo mais arrumado. Confira algumas dicas para se jogar nessa tendência:

  • Sobreposições são ideais para lugares mais frios e são lindas, combine uma legging com maxi-pull de tricô, misturando com xadrez, por exemplo. Vai te manter aquecida e fashion.
  • Cachecóis e pashminas com uma pegada grunge também são bem vindos, ou pelo menos em tons mais escuros.
  • Como desta vez ele vem repaginado, pode apostar em combinações com paetês, aplicações de rendas, tachinhas, etc.
  • Tie-dye no jeans também cai bem com o estilo grunge, faça um DIY e combine com coturno, camiseta de banda e acessórios rocker.
  • Fique atenta às proporções! As roupas oversized, bem comuns no estilo grunge, ficam boas em pessoas com altura e peso proporcionais, pois assim não deixa ninguém com a impressão de uns quilinhos indesejados a mais.
  • Amarrações na cintura – com a camisa xadrez, por exemplo – são truques simples e batidos, mas também são ótimos e coringas neste estilo.
  • Aposte em acessórios também, principalmente os de prata ou com tachinhas, estão super em alta e combinam com a repaginada do grunge!

Veja mais!