Por Débora Silva em 26/11/2015

A maioria das pessoas aprecia um bom prato de massa, no entanto, quem se preocupa com o peso acaba cortando este alimento do cardápio. Por ser versátil, o macarrão aceita vários acompanhamentos e existem algumas dicas que podem deixar a massa mais leve e saudável, sem excesso de calorias.

Truques para deixar a massa mais leve e saudável

Apesar de ser vista como uma vilã da boa forma, o índice glicêmico da massa, que é uma fonte de carboidrato, é 50% mais baixo que o do arroz, mesmo em sua versão integral. Confira a seguir algumas super dicas de como deixar a pasta mais leve e saudável:

  • Substitua parte do espaguete tradicional pelo de legumes, que reduz a velocidade com que a massa é transformada em açúcar no sangue;
  • Prefira uma massa integral, que é rica em fibras, ou grano duro, que contém mais proteínas, e cozinhe “al dente”. Desta maneira, o amido se mantém mais resistente e fornece energia aos poucos;
  • Substitua parte da massa por abobrinha cortada em tirinhas, no formato de espaguete;
  • Para finalizar, polvilhe sementes de girassol e de gergelim na massa, ou regue com um fio de azeite. Estes ingredientes são ricos em gordura boa e auxiliam na redução do índice glicêmico da receita, além de saciar mais.
Confira super dicas de como deixar uma massa mais leve e saudável

Foto: Reprodução/ internet

Molhos leves e fáceis

Para não ingerir calorias em excesso e variar os tipos de molhos para as massas, confira as dicas a seguir:

Molho de rúcula e salsicha de peru

Corte 250g de salsicha de peru e cozinhe numa frigideira antiaderente junto de uma cebola pequena e picada, até dourar. Depois, acrescente duas xícaras de folhas de rúcula, sal, ¼ de xícara de caldo de legumes e pimenta-do-reino moída. Cubra e aguarde até as folhas murcharem.

Molho de tofu

Bata 240g de tofu no liquidificador com meia xícara de leite desnatado, até formar um purê. Aqueça a mistura numa frigideira até ferver e adicione duas colheres de sopa de queijo tipo parmesão ralado com um pouco de noz-moscada ralada e uma pitada de pimenta-do-reino moída.

Molho de abobrinha

Coloque o espaguete para cozinhar numa panela com água e sal marinho. Em outra panela, coloque três colheres de sopa de azeite extra virgem e uma cebola média picada. Deixe dourar.

Junte uma abobrinha grande cortada em cubos e deixe refogar, até ficar “al dente”. Tempere com sal marinho, pimenta do reino e salsinha picada. Desligue o fogo.

Escorra o macarrão e junte ao refogado de abobrinhas. Na hora de servir, polvilhe com castanhas-do-Pará e queijo parmesão ralado.

Esta receita também pode ser feita da mesma maneira com brócolis, cogumelo shitake ou berinjela.

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