Por Débora Silva em 03/05/2016

Os pincéis ainda são bastante utilizados na hora da maquiagem, no entanto, as esponjas vêm conquistando o seu espaço e ganhando mais adeptas ao seu uso. Usar a esponja é uma maneira mais fácil e rápida de aplicar a maquiagem, deixando a pele homogênea e com aspecto natural. As esponjas podem ser usadas para aplicar a base líquida e em pó, tirar excesso de corretivo do rosto e apagar imperfeições.

Existem várias marcas e formatos de esponjas diferentes, com funcionalidades diferentes e que resultam em uma perfeita maquiagem.

Imagem de variadas esponjas de maquiagem

Foto: Depositphotos

Tipos de esponjas para uma maquiagem perfeita

Esponja fofa

Com toque suave e macio na pele, esta esponja pode ser utilizada para aplicar pó, retirar o excesso de base da pele e corrigir uma sombra que não tenha ficado boa.

Esponja Beauty Blender

A Beauty Blender é uma esponja em forma de gotinha que tem conquistado cada vez mais mulheres. O seu sucesso se deve ao fato de possuir uma textura supermacia e suave, podendo ser usada tanto seca como molhada e que ajuda a deixar a pele mais uniforme e natural.

Esta esponja em forma de gota pode ser usada para aplicar primer, BB Cream, corretivo e base no rosto. No caso da base, além de usar a Beauty Blender para aplicá-la em todo o rosto, a mulher deve aplicá-la também no pescoço, garantindo uma maquiagem uniforme. Na hora de usar esta esponja, basta dar batidinhas bem leves na pele. A base da esponja serve para aplicar base, já o lado pontudo é para aplicar corretivo.

Esponja de látex

Com toque macio e um aspecto de plástico, a esponja de látex absorve muito pouco produto, sendo ideal para aplicar bases líquidas ou cremosas, além de dar pequenos toques no corretivo. Esta esponja pode ser encontrada em vários formatos, desde triângulos, quadrados, redondos e outros.

Esponja puff

As esponjas puff são fofinhas, estilo urso de pelúcia, e servem para retirar o excesso de pó. Não devem ser usadas para aplicar, pois aderem muito produto, deixando o visual muito carregado.

Esponja minigota

Imagem de mão segurando esponja de maquiagem em forma de gota

Foto: Depositphotos

Esta esponja possui a ponta em miniatura, permitindo a aplicação precisa do corretivo nas olheiras e outros pontos específicos, como espinhas.

Esponja redonda e achatada

A esponja redonda e achatada é indicada para o contorno do rosto.

Esponja cilíndrica

É uma esponja mais difícil de usar devido à falta de firmeza do material. Assim como a esponja redonda e achatada, ela também serve para o contorno do rosto, deixando o produto menos marcado na pele.

Veja mais!