Por Débora Silva em 19/12/2015

Adotar uma dieta vegetariana não significa mudar radicalmente o tipo de alimento consumido, já que diversos pratos conhecidos podem ser preparados, só que em uma versão sem carne.

Existem comidas tradicionalmente carnívoras que podem ser facilmente alteradas para uma versão vegetariana, incluindo os hambúrgueres.

Tipos de hambúrgueres vegetarianos

Confira os tipos de hambúrgueres vegetarianos

Foto: Reprodução/ internet

Os hambúrgueres vegetarianos são excelentes opções não apenas para quem não come carne, mas também para quem deseja testar novos sabores e provar um sanduíche mais saudável. Confira a seguir alguns tipos de hambúrgueres sem carne:

Hambúrguer de soja

Uma das escolhas preferidas dos vegetarianos, a soja contém elevado teor de proteínas e outros nutrientes importantes, como cálcio e ferro.

Ingredientes:

– 200 gramas de proteína de soja fina;
– 1 ovo;
– 2 dentes de alho batidos;
– 8 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 2 copos de água morna;
– Meia xícara de chá de creme de cebola;
– Meia xícara de chá de cebola picadinha;
– 2 colheres de chá de cominho;
– Pimenta do reino a gosto;
– Sal a gosto.

Modo de preparo:

1) Deixe a soja hidratar na água morna por 20 minutos;
2) Escorra e esprema toda a água da soja;
3) Misture todos os ingredientes em uma vasilha, apertando para sentir a consistência da massa, que deve estar firme e não despedaçando;
4) Estique a massa em uma superfície lisa e, com uma forma redonda, vá fazendo os bifinhos;
5) Deixe-os congelar antes de fritar. Se preferir, o hambúrguer de soja também pode ser assado.

Hambúrguer de grãos

Esta receita pode ser preparada com vários tipos de grãos médios e grandes, incluindo grão-de-bico, feijão-preto e feijão-roxinho.

Ingredientes:

– Meia xícara de grãos variados cozidos;
– 2 ovos batidos;
– Meia xícara de salsinha picada;
– ¼ xícara de queijo parmesão ralado;
– 2 colheres de chá de mostarda de Dijon;
– ¼ colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora;
– Meia colher de chá de sal;
– Suco de 1 limão-siciliano;
– ¾ de xícara de farinha de rosca (se necessário acrescentar mais um pouco);
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparo:

1) Pré-aqueça o forno a 190ºC;
2) Em uma tigela, amasse os grãos e acrescente os ovos, a salsinha, o queijo parmesão, a mostarda, o sal, a pimenta-do-reino e um pouco do suco de limão;
3) Acrescente farinha de rosca suficiente. Caso a massa esteja muito mole, adicione mais farinha e reserve por 5-10 minutos;
4) Acerte o tempero e modele 4 hambúrgueres;
5) Em uma frigideira que possa ir ao forno, aqueça o azeite em fogo médio-alto;
6) Frite os hambúrgueres por 6-10 minutos e leve ao forno, deixando assar por 12-15 minutos.

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