Por Daiane Silva em 30/08/2011

Perfumes podem ser a marca registrada de uma pessoa, tanto positiva quanto negativamente.

Algumas pessoas gostam tanto de andar cheirosas que acabam exagerando na dose e quase sufocando as pessoas ao seu redor!

Para que você possa escolher um perfume que combine com sua personalidade e usufruí-lo de maneira adequada, além de conservá-lo por mais tempo, selecionamos algumas boas dicas que podem ajudar:

Para escolher seu perfume

Ao escolher um perfume, leve em consideração as seguintes questões: estação do ano em que se encontra, seu tipo de personalidade e os aromas que você NÃO GOSTA.

Saiba tudo sobre perfumes

Por exemplo, estações quentes, pedem aromas mais leves, menos intensos e, para as frias, você pode ousar um pouco mais com fragrâncias mais marcantes; as pessoas que tem personalidade forte, geralmente gostam de aromas mais marcantes, as românticas, perfumes mais leves e florais, mas, obviamente, não existem regras quanto a isso, seu olfato é quem determinará o que agrada ou não.

Por isso mesmo, não é aconselhável cheirar várias fragrâncias em pouco espaço de tempo, pois o olfato perderá a capacidade de identificá-las e selecionar o que gosta. Experimente no máximo uns três perfumes diferentes a cada vez e, quando for experimentar, não cheire direto no frasco, mas borrife no ar e aspire o cheiro, ou ainda, passe um pouco em seu pulso e aguarde uns minutinhos para sentir como fica a reação química do perfume com sua pele. E, importante, lembre-se de estar com a pele limpa, sem nenhum cosmético que tenha perfume.

Um perfume é formado por três fases diferentes que juntas formam o aroma, veja

  • Nota de saída – você sente ao abrir o frasco ou logo que aplica o perfume, é a primeira impressão e evapora rápido;
  • Nota de corpo – após uns dez minutos da aplicação do perfume é que você poderá senti-la, permanecendo por até duas horas, esta é a personalidade do perfume e é nela que você deve prestar atenção ao escolher sua fragrância;
  • Nota de fundo – é o que fica na roupa ou na pele após muito tempo da aplicação.

As concentrações de essências do perfume o definem…

Muitas pessoas ouvem certas definições como eau de parfum  ou deo-colônia e não tem ideia da diferença delas ou o que significam num perfume. Veja as definições para que você saiba como é o perfume que combina com você:

  • Parfum – é o mais concentrado, tem aroma intenso e a maior fixação e deve ser usado com moderação, apenas poucas gotas, preferencialmente em dias frios, pois é forte.
  • Eau de parfum – um pouco mais suave do que o parfum, mas bastante concentrado e forte, também tem excelente fixação e é indicado para dias mais frios; é envolvente e deve ser usado em pouca quantidade.
  • Eau de toilette – é suave e delicado, indicado para dias quentes; razoável fixação, são os mais vendidos no Brasil.
  • Eau de cologne – muito leves, sua fixação é menor, por isso, podem ser reaplicados várias vezes, ideal para dias muito quentes, passam alegria e frescor.
  • Deo colônia – essa denominação só é usada na perfumaria nacional e tem pouca concentração de essências, por isso, sua fixação é mínima. A sensação é de um banho recém tomado ou de frescor.

Dicas preciosas

  • As peles oleosas fixam mais os perfumes e os intensificam, já as peles secas, necessitam que se aplique um hidratante neutro um pouco antes do perfume para fixá-lo melhor.
  • Ao escolher um perfume, pense em quais situações pretende usá-lo, por exemplo, se for para o dia a dia, para o trabalho, para a escola, opte por fragrâncias mais suaves para evitar que as pessoas próximas se sintam incomodadas (principalmente seu chefe!) e, se for o caso, peça ajuda de seu amor para escolher o perfume que combina com você. Se vocês concordarem, ponto a seu favor!
  • Conserve seu perfume dentro da caixa original ou, na falta dessa, em um local escuro, já que a luz altera e reduz a durabilidade do perfume. Após aberta, a fragrância se mantém inalterada por até um ano, depois disso, há alteração de aroma;
  • Observe sempre a validade, se estiver fora dela, o perfume oxida e tem alterações no aroma, além da possibilidade de causar alergias;
  • Para valorizar seu perfume, aplique em áreas onde o sangue circula mais, como pulsos, atrás das orelhas, entre os seios, atrás dos joelhos, etc. Escolha apenas dois ou três desses pontos estratégicos a cada vez que for aplicar seu perfume.
  • Usando rabo de cavalo, se borrifar a nuca, ao roçar o cabelo o aroma se espalha, assim como, quando sair para um jantar, o ideal é aplicar nos quadris, pois assim, quem estiver sentado próximo a você sentirá seu perfume!
  • Borrife a uns trinta centímetros de distância e, se for um perfume forte, pode apenas borrifar para cima par que “caia” sobre você como uma chuva perfumada e não esqueça: nunca misture perfumes com desodorantes perfumados ou cremes cheirosos!

Veja mais!