Por Daiane Silva em 15/08/2011

O secador de cabelo é o fiel companheiro de beleza da maioria das mulheres, principalmente das que não ficam sem fazer escova. Mas, com o uso frequente, os resultados para os fios podem não ser muito agradáveis já que o calor pode danificar muito a estrutura capilar.

Algumas dicas de profissionais podem ser muito úteis para que você possa continuar desfrutando dessa ferramenta tão importante, sem estragar seu cabelo!

Aqui, dicas de Wanderley Nunes, cabeleireiro do Studio W, Silvana Fernandes, técnica da Taiff e da dermatologista Tatiana Steiner, da Clínica Stockler, todos de São Paulo, para ajudá-la a entender o que deve e o que não deve ser feito na hora de secar seus cabelos e fazer escova:

Dicas de uso do secador de cabelos

O uso frequente provoca queda de cabelo?

Não, mas o calor e a fricção da escova provocam danos às escamas dos fios, pequenas fissuras que propiciam a quebra no comprimento, mas não a queda.

Como usar a variação de temperaturas?

Quente: esse modo tem o melhor efeito para alisar, mas é muito agressivo aos fios, podendo inclusive queimá-los quando usado muito perto. O ideal é tirar toda  a umidade com a temperatura morna, para então usar a temperatura quente só para alisar.

Morna: além de servir para um primeiro momento da secagem, também é a temperatura ideal para ser usada por quem tem o cabelo fácil de alisar, que não necessita usar a quente.

Fria: serve para fixar o penteado e dar brilho aos fios.

Para que serve o secador com íons?

Os íons negativos acabam com a eletrostática do cabelo – o arrepiado – “também ajudam a selar a cutícula da fibra capilar, proporcionando mais brilho” diz a dermatologista.

Como funciona a potência do secador?

No salão normalmente a potência utilizada é alta, em torno de 2400w, mas, fazendo uma escova sozinha em casa, é arriscado usar uma potência tão alta, pois podem  acontecer queimaduras no couro cabeludo. Segundo ensina Wanderley, os secadores domésticos ficam em torno de 1800w e 2000w, que são mais do que suficientes para modelar os fios em casa.

O que são Infrared e Turmalina?

Duas novas tecnologias que estão sendo incorporadas aos secadores. O Infrared promete puxar a umidade por meio de raios infravermelhos que são emitidos quando a placa de cerâmica em seu interior é aquecida. O pó de Turmalina, um mineral, é incorporado às grades frontais e traseiras do aparelho para potencializar a função dos íons negativos (tirar a estática e o arrepiado dos fios). “Resumindo, o Infrared preserva a hidratação e a Turmalina promete efeito super liso.” Diz Tatiana Steiner.

O bico faz diferença?

Sim, pois ele direciona melhor o jato de ar no sentido da escova, o que diminui o volume e ajuda a alisar o cabelo. Sem o bico, o vento se dispersa e embaralha as mechas.

Para usar sem armar, encaixe o bico na lateral ou sobre os cabelos e na velocidade média.

Como limpar?

  • É importante manter a manutenção do secador, como de qualquer aparelho elétrico para preservar sua eficiência e durabilidade.
  • A técnica da Taiff, Silvana Fernandes, sugere que se retire a grade traseira do aparelho e limpe com uma escovinha ou lave-a para retirar o excesso de poeira. “Também procure guardar seu secador com a parte de trás virada para baixo para evitar que resíduos de sujeira entrem no aparelho e fiquem em contato com a hélice do motor.”, ensina Silvana.
  • Não deixe de ler as instruções do fabricante do seu aparelho para sua garantia.

Veja mais!