Publicado por Nayla Georgia

O chá verde é conhecido por suas propriedades emagrecedoras, mas possui muitos outros benefícios à saúde. Ele é anticancerígeno, tem compostos que atuam contra o envelhecimento precoce, previne doenças no coração, inflamações, beneficia a memória e impede o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Feito da infusão da Camellia sinensis, o chá verde é chamado assim, pois as folhas da erva sofrem pouca oxidação, diferente do chá preto. A infusão de sabor amargo é muito comum na China e Japão e tem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo ajudando a queimar a gordura. Para obter uma diminuição significativa no peso, o consumo do chá deverá ser diário e combinado a uma dieta balanceada e exercícios físicos (alimentação correta e exercícios são itens básicos para quem deseja emagrecer).

Preparando esta infusão que ajuda a emagrecer

Chá verde

A combinação desta infusão com dieta e atividades físicas é perfeita para quem quer emagrecer | Imagem: Reprodução

O modo de fazer o chá verde é bem simples, mas com algumas dicas ele fica ainda melhor.

Fazendo:

  1. Esquente um litro de água até aparecerem bolinhas no fundo da panela.
  2. Desligue o fogo e coloque uma colher (sopa) do chá verde. Abafe e espere alguns minutos, 10 é suficiente.
  3. Depois é só coar e tomar cinco xícaras por dia nos intervalos das refeições.

Como tomar – incremente o sabor e os benefícios da infusão

Alguns truques com plantas e frutas para dar uma incrementada na hora de tomá-lo:

  • Pingar algumas gotinhas de limão no chá pronto aumenta as qualidades do chá;
  • Acrescentar outras ervas na bebida. Algumas ervas que combinam são: cidreira, capim-limão, camomila, erva-doce e hortelã, que podem ser frescas ou em saquinhos;
  • Ferver a água em que o chá será preparado com um pedaço de casca de abacaxi, manga, limão ou outra casca de fruta deixa o sabor do chá muito mais instigante;
  • O chá pode ser bebido tanto quente, como gelado.

Atenção!

A ingestão desse chá deve ser moderada e até mesmo evitada por pessoas que sofrem com hipertensão, pois ele pode aumentar a pressão e as palpitações cardíacas. Pessoas com problemas no estômago (úlceras gástricas, gastrite, etc.) também devem evitar o consumo. Alguns dos efeitos colaterais do chá verde são: aumento de irritabilidade, tonturas, palpitações cardíacas e insônia.

Veja mais!