Por Jéssica Vanessa em 11/07/2012

Quase toda mulher adora pintar as unhas. O problema é que depois de um tempo é preciso tirar o esmalte delas, o que, na maioria das vezes, é uma luta pela demora que se leva para ir esfregando de uma em uma. E falando em tempo, muitas das mulheres infelizmente não o possuem ou simplesmente não têm paciência de remover esmalte, aguardando para removê-los no salão. Nestes casos, passam três ou quatros dias, as unhas vão se desbotando e o jeito mais prático é ir descascando até o esmalte sair e isso é extremamente errado, pois prejudica a unha. Existem outras formas de remover o esmalte sem grandes demoras, sem meleca e sem usar muito algodão.

Aprenda a tirar o esmalte

Como tirar esmalte das unhas?

Foto: Reprodução

  1. Primeiro, pegar pedacinhos pequenos de algodão e os mergulhar em acetona, deixando eles bem molhados.
  2. Colocar o algodão em cima das unhas e esperar no mínimo 3 minutos.
  3. Depois, retirar o algodão devagar, pressionando ele na unha, o puxando para frente.

Algumas partezinhas podem sobrar, como aquelas que ficam perto da cutícula, mas são fáceis de sair com apenas um toquezinho de algodão.

Dá para retirar esmalte sem usar acetona?

Sim. Como já foi dito, um dos jeitos de retirar o esmalte sem usá-la é descascando as unhas, porém, não é um procedimento bom para elas. Se não quiser de forma nenhuma usar a acetona, outros produtos podem ser usados, como óleo de banana (produto que evita o ressecamento das unhas) e o removedor de esmaltes.

E não é só nas unhas que o esmalte é danadinho. Algumas vezes ele mancha outros lugares, como tecidos e couros. Para retirar a mancha em tecidos é preciso raspar usando uma faca (sem ponta) ou uma espátula (que elimina com cuidado as manchas antigas) imediatamente. Depois, aplicar um removedor de manchas a seco exatamente sobre a mancha que quer retirar e colocar por cima uma esponja molhada com o removedor. Por fim, lave e deixe secar. Já no caso dos couros, raspar o excesso com atenção com o auxilio de uma faca (também sem ponta), depois misturar sabão e água morna e agitar até fazer bastante empuma. Por fim, aplicar uma esponja cheia de espuma por cima, tendo o cuidado de não espalhar a tinta. É preciso ter cuidado na hora da raspagem, pois no couro uma camada de pele é sempre removida.

Veja mais!