Por Nayla Georgia em 26/02/2014

Se existe uma cor de cabelos que nunca sai de moda é o loiro. Não importa se a cor da vez é o lindo ruivo natural inspirado pelas madeixas da jovem atriz Marina Ruy Barbosa, o loiro sempre vai estar presente na cabeça das garotas. Mas se os ruivos são naturais e os castanhos em tom de avelã nessa temporada, sabe qual é a bola da vez nos loiros? O platinado!

Cabelo platinado Gwen Stefani

Foto: Reprodução

 

Como combinar com o tom de pele?

Gwen Stefani e Christina Aguilera de cabelos platinados

Foto: Reprodução

Também chamado de loiro acinzentado ou ice blonde, o cabelo loiro platinado é aquele que foge dos tons amarelados e procura matizar bem o tom louro dos fios. Embora vários coloristas ditem que o platinado só combina nas garotas de pele clarinha e rosada, as moças ao redor do Globo já mostraram que podem tudo. O segredo está no bom senso.

Beyoncé e Rita Ora de cabelos platinados

Foto: Reprodução

Se a pele for amarelada, possivelmente o platinado irá intensificar a palidez; se for morena ou negra, pode ter um resultado muito radical para quem não está acostumada. No segundo caso, as moças de pele escura ficam lindas com um degradê começando da raiz, como as cantoras Beyoncé e Rita Ora.

Quem pode platinar?

Carolina Dieckmann e Mariana Ximenes de cabelos platinados

Foto: Reprodução

O loiro platinado é lindo, entretanto nem todas podem usá-lo. O motivo está na fibra dos fios. As garotas naturalmente loiras conseguem descolorir o cabelo sem agredir tanto os fios, entretanto as morenas precisam passar muito tempo com a cabeleira mergulhada em fortes químicas que tiram o pigmento. Esse processo costuma agredir bastante e faz o cabelo ficar frágil, seco e opaco. Portanto é importante estar com a saúde dos fios em dia, bem hidratados. Se no seu caso o cabelo estiver ressecado, faça algumas sessões de hidratações profundas para reconstruir a fibra antes de descolorir.

E as sobrancelhas?

Sobrancelhas para cabelos platinados

Foto: Reprodução

Embora poucas mulheres quando pintam suas madeixas também pintem as sobrancelhas, o caso do cabelo platinado merece um pouco mais de atenção. Quem naturalmente tem as sobrancelhas claras ou pouco chamativas não precisa, necessariamente, mexer nelas. Já quem tiver marcadas e escuras sobrancelhas pode dar uma leve clareada para quebrar o contraste, a não ser que esteja de agrado da nova platinada.

Cuidados importantes

Cabelos platinados

Foto: Reprodução

  • Como a ação de descolorir o cabelo é muito agressiva aos fios, é imprescindível estar sempre hidratando e restaurando-os.
  • Óleo de macadâmia ou argan pode ser um ótimo aliado às garotas que platinaram os cabelos, pois ajudam a manter os fios hidratados, brilhosos e vão recuperando-os da agressão.
  • Fuja ao máximo o uso do secador, chapinha e babyliss. O calor e o atrito da escova podem acabar estragando ainda mais o cabelo.
  • Evite misturar químicas! Os produtos usados em relaxamentos e alisamentos são bastante fortes, e uma descoloração fragiliza o cabelo. Portanto vale esperar um mês ou mais antes de aplicar uma química forte, pois há perigo de os fios quebrarem muito.
  • Use sempre produtos específicos para fios loiros platinados, já que eles contêm propriedades matizadoras que impedem o amarelado de aparecer.
  • Combine com seu cabeleireiro um tempo ideal para o retoque da raiz, que geralmente fica entre 20 dias.

Veja mais!