Por Daiane Silva em 08/09/2011

De nada adianta caprichar nos produtos de maquiagem, na aplicação deles, se a pele não estiver bem preparada para recebê-los. E a melhor preparação para a maquiagem é a limpeza adequada e a tonificação da pele, assim, sua maquiagem ficará mais bonita e fixará melhor, evitando, por exemplo, excesso de oleosidade que pode até borrar a maquiagem, além de deixar a pele brilhosa demais.

Veja como a preparação correta da pele, antes da maquiagem, deve ser feita!

Maquiagem

  1. Lave o rosto com sabonete neutro ou espuma de limpeza que você costume usar;
  2. Após lavar e secar, aplique um tônico facial para que fechem os poros;
  3. A hidratação também é importante, pois ajuda a fixar a maquiagem e protege sua pele.  Use cremes hidratantes se sua pele não for oleosa e, se for oleosa ou mista, prefira gel hidratante ou loções hidratantes sem óleo, em qualquer dos casos é interessante que tenha fator de proteção solar.
  4. Fazer uma leve massagem com as pontas dos dedos antes de maquiar é importante para ativar a circulação sanguínea no rosto.
  5. Antes de tudo, um primer pode ser aplicado. O primer é o novo toque de mágica na maquiagem, já que fecha os poros e corrige imperfeições. Deve ser aplicado antes da base.
  6. A base é o próximo passo (alguns maquiadores divergem e algumas mulheres também, quanto à ordem de aplicação da base e do corretivo, alguns preferem passá-lo antes da base, mas isso fica à critério de seu costume); e após a base, o corretivo ou vice-versa e depois o pó. São indispensáveis para uma cobertura perfeita, corrigindo a pele, cobrindo olheiras e marcas. Escolha-os de acordo com seu tom de pele.
  7. A partir dessa preparação, você já pode partir para as cores de sombras, blush e batom, além da máscara para cílios.

Mais dicas para sua maquiagem ficar perfeita

  • Se for necessário retocar a maquiagem, podem ser reaplicados apenas itens como blush, pó, base e batom. Não é necessário lavar o rosto e fazer toda a maquiagem novamente.
  • O uso de pincéis de maquiagem garante a aplicação de uma camada fina de maquiagem e um efeito bem natural;
  • Para a oleosidade excessiva, você pode contar com os lencinhos ou cremezinhos anti-brilho ou ainda um pó facial, solto, para retirar a oleosidade sem estragar a maquiagem.
  • Antes de dormir é fundamental limpar bem a pele para garantir que ela continue saudável e bonita! Retire a maquiagem com um demaquilante, lave o rosto com sabonete neutro, aplique um tônico facial e depois um hidratante. Assim, você estará garantindo que a pele, limpa, absorva o hidratante perfeitamente enquanto você dorme! Ainda é importante lembrar de aplicar creme na área dos olhos, principalmente se já passou dos 25 anos de idade!

Com esses cuidados, que podem dar um pouquinho de trabalho e certa preguiça, você garantirá a beleza e frescor de sua pele por muito tempo! Cuide-se! Vale a pena!

Veja mais!