Por Daiane Silva em 26/12/2011

Há alguns anos, criança só se maquiava quando “aprontava” e roubava a necessaire da mãe ou tias e fazia a festa! Lambuzando o rosto inteiro e desfilando pela casa com os colares e sapatos de salto, para completar o figurino! Atualmente, com a evolução na indústria cosmética, que vem desenvolvendo produtos hipoalergênicos e em tons clarinhos, para combinar com a idade das pequenas, elas podem ter sua própria necessaire! E tem! a maioria das menininhas já começa a usar batom e pintar as unhas desde muito cedo! Essa é uma questão até polêmica, já que essa forma de “adultização” é um dos pontos que desagradam as pessoas mais conservadoras, ou que se preocupam com essa mudança rápida demais nos padrões e comportamentos.  Deixando de lado as controvérsias, o fato é que o que temos visto são pequenas aprendizes de mulheres vaidosas, que adoram se enfeitar e ficar bonitas e cheirosas! A preferência disparada das meninas é o item que a maioria das mulheres não vive sem: o batom! Elas adoram batom, gloss e, desde muito pequeninas, ao verem a mãe se maquiando, querem também pintar os lábios! Nunca esquecendo que a pele das meninas é muito sensível, propensa à alergias e, portanto, não se deve maquiá-las com produtos destinados a adultos. Outra coisa a se prestar muita atenção, são kits de maquiagem vendidos em lojas populares, como as lojas de “Tudo por R$1,99.”, pois são produtos sem fiscalização nenhuma e de origem completamente suspeita. Não devem ser dados às crianças!

 

Estojo de maquiagem

Já existem muitas marcas apostando nessas consumidoras mirins, oferecendo linhas completas de maquiagem sem risco de causar alergias à pele e olhos das “moças”. Além desse cuidado essencial, ainda abusam do glitter, outro item de que elas gostam muito!

Mas, afinal, como deve ser feita uma maquiagem em crianças?

Menina fazendo uma make

Esta é a dúvida no final da história, o que pode e o que não pode ser aplicado em crianças? Quais as cores podem ser usadas sem exagerar? Qual a frequência com que se pode maquiar as meninas? A especialista em maquiagem infantil, Verônica Queiroz, deu dicas sobre como deve ser a maquiagem nas pequenas moças: 1. As cores escolhidas devem ser claras, como rosa e branco e um blush bem clarinho também cai bem; 2. Quando for maquiar a filha, a mãe deve fazê-lo com muita calma e paciência, já que criança pisca muito e é mais fácil de borrar. 3. As maquiagens específicas para crianças (como a linha “Just 4 princess”) podem ser retiradas apenas com um lenço umedecido, sem necessidade de produtos mais fortes. 4. Se forem produtos de boa qualidade, a criança pode se maquiar todos os dias, se for o caso, sem nenhum problema.

Veja mais!