Por Débora Silva em 28/07/2017

O implante capilar, também chamado de transplante capilar, é uma das melhores soluções para resolver definitivamente o problema da calvície. Com certeza você já ouviu que “o cabelo é a moldura do rosto”, não é mesmo? Se notarmos uma queda mais acentuada ou pequenas rarefações capilares, ficamos preocupadas com uma possível calvície.

E como resolver o problema? O médico Thiago Bianco, especialista em restauração capilar, esclarece as dúvidas mais comuns sobre implante capilar.

Verdades e mitos sobre o transplante capilar

Bastante utilizado pelos homens, o implante capilar vem ganhando cada vez mais espaço no universo feminino. Além de corrigir falhas capilares, o procedimento melhora cicatrizes no couro cabeludo.

Como funciona o implante capilar? Médico esclarece dúvidas

Foto: depositphotos

O médico Thiago Bianco, explica as verdades e mitos que envolvem o tema. Confira a seguir:

1) O implante capilar deixa os fios artificiais, estilo “cabelo de boneca”.

MITO. O especialista explica que, atualmente, os transplantes capilares são feitos implantando somente unidades foliculares (de um a quatro fios) encontradas no próprio paciente. Com o auxílio de micro-lâminas, os fios são inseridos nos locais escolhidos para preencher a região.

Para evitar um resultado artificial, a linha da frente da cabeça é feita com unidades de fios de cabelo.

2) O paciente pode voltar às suas atividades cotidianas em até duas semanas.

VERDADE. Se o trabalho for mais tranquilo e não envolver esforço físico muito grande, os pacientes podem voltar a exercer as suas atividades após dois ou três dias. No caso de trabalho braçal, geralmente os pacientes devem aguardam a retirada dos pontos após 14 dias.

3) Pacientes com uma área de calvície muito grande não podem fazer o procedimento.

MITO. Se o paciente tiver uma boa área doadora com uma grande densidade de fios, o resultado do implante capilar poderá ser bastante satisfatório. O Dr. Thiago Bianco, considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo, explica que o importante é a qualidade da área doadora, e não o grau de calvície.

4) O fio de cabelo não cai mais após o implante capilar.

VERDADE. Os fios de cabelo transplantados são retirados de uma área onde não sofrem a ação do hormônio DhT, que é responsável pela queda dos fios. Por isso, são fios permanentes e não caem nunca.

5) Os fios de cabelo do transplante capilar podem vir de parentes ou amigos.

MITO. O procedimento é realizado com os fios retirados da própria nuca do paciente. Caso não exista essa possibilidade, o profissional pode recorrer à técnica do “body hair transplant”, uma cirurgia um pouco mais complexa e delicada do ponto de vista técnico.

Na técnica, podem ser utilizados os fios da região submentoniana, abaixo do queixo, ou do tórax do próprio paciente.

Veja mais!