Por Daiane Silva em 12/09/2011

Luzes em casa

Para as corajosas que desejam fazer luzes em casa, a técnica que mostraremos a seguir é a mais simples e segura de se realizar fora do salão de beleza. Aprenda como fazer, é muito fácil.

Siga o passo a passo e fique linda com suas mechas!

  1. Separe todos os produtos necessários: kit para luzes (pode ser adquirido em farmácias ou lojas especializadas) ou compre separados:  1 touca de luzes; 1 agulha de crochê; 1 luva descartável; 1 pincel de cabelos; pó descolorante e água oxigenada (20 vol. abre um tom, 30 vol. abre dois e 40 vol. abre três tons. Escolha de acordo com sua necessidade).
  2. O tom das luzes depende de sua intenção, mas saiba que, se tem cabelos mais escuros, os tons acaju, castanho e acobreado ficarão bem naturais e destacarão seus cabelos.
  3. Os tons loiros necessitam de descolorantes, que são químicas fortes e podem danificar os fios, por isso, certifique-se de que seu cabelo está em bom estado de hidratação, caso esteja danificado, antes de qualquer coisa, deverá ser tratado para resistir às luzes.
  4. Os cabelos devem estar bem secos antes de fazer as luzes, se não forem naturalmente lisos, devem ser escovados e pranchados para facilitar ao puxar as mechas. Podem ser penteados para trás.
  5. Antes de colocar a touca, passe talco nela para facilitar na hora de puxar as mechas. Coloque a touca de maneira que fique bem apertada e fixe-a, pode ser com grampos, usando seus furinhos. Começando pela parte frontal da cabeça, vá puxando as mechas com a agulha de crochê, lembre-se: quanto mais fina ela for, mais naturais serão as mechas.
  6. Puxe mechas de dois em dois furos (um sim outro não) da touca.
  7. Num pote, misture o pó descolorante e a água oxigenada – 2 medidas de pó para uma medida de água, até que forme uma mistura consistente;
  8. Aplique com um pincel em todas as mechas, espalhando bem o descolorante sobre elas, rapidamente, pois o descolorante já começa a agir logo que entra em contato com os fios.
  9. Deixe o produto agindo e vá observando o clareamento, se chegar num tom que lhe agrade, pode enxaguar, mesmo sem tirar a touca. Lembre-se de que o tempo total não pode ser mais do que 45 minutos, se chegar esse tempo e não estiver no tom desejado, enxágue e faça outra tentativa em outra ocasião, com uma água oxigenada mais forte.
  10. Retire a touca e lave o cabelo normalmente. Aplicando em seguida uma máscara bem hidratante.
  11. Faça hidratações semanais e, de preferência uma cauterização ao mês, pois o cabelo fica muito enfraquecido e desnutrido após as luzes.

Veja mais!