Publicado por Pollyana Batista

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD, o vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. Isso acontece por conta da diminuição ou ausência total da produção de melanina. O resultado são manchas brancas na pele, podendo se espalhar por diversas áreas do corpo.

A ciência ainda não sabe afirmar com certeza o que causa a doença, entretanto suspeita-se que fenômenos de autoimunidade tenham alguma participação no quadro. O que se sabe é que fatores emocionais podem agravar o vitiligo ou até mesmo desencadeá-lo.

Apesar de ser considerada uma patologia, o vitiligo não traz nenhum dano para o paciente. Exceto no aspecto estético, as manchas espalhadas pelo corpo não são contagiosas, não doem nem causam qualquer incômodo.

Como fazer maquiagem para disfarçar o vitiligo. Veja como usar alguns truques

Foto: depositphotos

Atualmente, existem muitas pessoas assumindo suas manchas. Como é o caso de modelos internacionais famosas. A verdade é que não há regras, nem padrões de beleza. Se quem tem vitiligo quiser deixar suas marcas à mostra estará seguindo uma tendência de moda, caso queira fazer algo diferente e disfarça-las está valendo! Por isso, vamos ensinar por aqui como fazer isso usando maquiagem.

Maquiagem para disfarçar o vitiligo

1. Primeiro passo:

Prepare a pele normalmente com uma limpeza superficial removendo as impurezas acumuladas com a poluição. Em seguida, hidrate bem a pele com o seu produto preferido.

2. Segundo passo:

Essa é a parte da preparação da pele para receber a make. Utilize um primer. Ele ajuda a fixar ainda mais a maquiagem, além de disfarçar os poros mais abertos, hidratar e deixar a pele macia.

3. Terceiro passo:

Use filtro solar. Esse deve ser um hábito diário e jamais esquecido. O filtro solar ajuda a te proteger de queimaduras na pele, uma vez que quem tem vitiligo sofre com a falta de melanina, que protege mais as células dos raios nocivos do sol.

4. Quarto passo:

Essa é a etapa da cobertura das manchas. Essa fase é muito importante, pois você terá que escolher uma cor muito próxima ao seu tom de pele natural. Muitas pessoas utilizam uma base comum para ser usada somente nas áreas esbranquiçadas, outras compram produtos específicos chamados de ‘coberturas’. O mais importante é ficar atento (a) a qualidade, garantia e tonalidade do produto.

5. Quinto passo:

Na hora de passar, escolha os produtos em formato de bastão. Eles facilitam a aplicação em áreas específicas. Depois de aplicar a cobertura, passe um pó também na mesma tonalidade para aveludar sua pele. Verifique se os produtos podem ser passados muito próximo dos olhos para não ter irritações. Por último, aplique os demais itens de maquiagem, como blush, sombra, delineador, cílios e batom.

Dica

Experimente também deixar suas manchas à mostra e perceba o quanto elas são únicas e exclusivas. Conheça a modelo com vitiligo, Winnie Harlow, que faz sucesso no mundo da moda.

Veja mais!