Por Nayla Georgia em 08/04/2013

Não há como negar que o cabelo liso ainda é o favorito para a maioria das mulheres. Esse mérito se dá, principalmente, por ser de fácil manutenção, afinal os cabelos lisinhos estão prontos para qualquer ocasião e são fáceis de cuidar.

Quando a progressiva não é suficiente para alisar as madeixas, a chapinha vira a aliada das mulheres para alisar seus fios. O efeito super liso que se adquire ao sair do salão não é tão difícil de fazer em casa, contudo é preciso saber fazer direitinho para obter tal resultado. Aprenda a seguir um fácil passo a passo de como fazer a chapinha perfeita nos seus cabelos!

Como fazer chapinha em casa?

Foto: Reprodução

Passando a chapinha corretamente

  1. Com os cabelos limpos e hidratados, desembarace bem os fios. O melhor é fazer uma escova antes de passar a prancha nos fios, mas se não tiver prática, pode pular essa etapa.
  2. Passe um pouco de creme termoativo de efeito liso no comprimento dos fios.
  3. Divida o cabelo em dois lados e prenda cada um. Selecione uma pequena mecha (uma polegada no máximo) e passe a prancha já quente da raiz às pontas de uma só vez, sem parar no meio. Tenha muito cuidado para não encostar a chapinha no couro cabeludo!
  4. Repasse a prancha quantas vezes achar necessário, mas sem exageros, para que os fios da mechinha fiquem lisos e uniformes. Continue nesse ritmo até ter terminado todo o cabelo.
  5. Finalize com reparador de pontas e, se quiser reduzir ainda mais o frizz, passe um pouco do spray de brilho.

Erros mais comuns

Não usar protetores térmicos

A prancha a ser passada nos cabelos está sempre bem quente e isso é prejudicial aos fios. Com o intuito de diminuir os danos, os produtos termoativos formam uma camada protetora que isola os fios do calor. Basta passar um pouco do produto na palma das mãos, espalhar e aplicar em todo o comprimento do cabelo antes de passar a chapinha. Evite colocar o protetor perto da raiz, pois dará aparência de oleosidade.

Passar a chapinha com os fios molhados

Um grande erro das mulheres ao passar a chapinha em casa é usá-la nos fios molhados. A ação é muito arriscada, pois além de “fritar” os cabelos, a água é um condutor de energia e a pessoa pode levar um choque elétrico fatal. Portanto sempre prefira passar a prancha nos fios bem secos.

Deixar a prancha parada no cabelo

Não vale pensar que quanto mais tempo a prancha ficar em contato com o cabelo, mais liso ele ficará. Se ficar parando a chapinha no comprimento das mechas, o efeito será de fios marcados e ressecados. O correto é passar rápida e uniformemente pelo comprimento em mechas pequenas, de uma polegada, no máximo.

Outros

  • Passar a chapinha nos cabelos sujos;
  • Ficar alisando os fios com as mãos;
  • Não hidratar o cabelo, pelo menos, uma vez na semana;
  • Fazer do alisamento com a chapinha um hábito diário.

Veja mais!