Por Pollyana Batista em 26/10/2017

As olheiras dão um aspecto pesado ao nosso rosto. Sua ocorrência está relacionada a vários fatores, entre eles o genético, hereditário, ressecamento da pele, estresse, falta de sono e até alimentação errada.

Tudo isso pode causar o aparecimento de olheiras. Saiba agora como tratar e prevenir esse problema de forma eficaz e mantenha sua pele linda e saudável, assim como a sua beleza facial.

Para evitar e até tirar as olheiras você pode apostar em algo mais além de uma boa noite de sono

Além de uma noite bem dormida, há outros fatores que podem evitar e até tirar as olheiras (Foto: depositphotos)

Formas de evitar e/ou tirar olheiras

Hidrate a região e vite olheiras

Alguns tipos de olheiras surgem com o ressecamento da pele embaixo dos olhos. Para hidratar a região, passe um creme específico para a área dos olhos todos os dias.

Não utilize qualquer creme corporal, pois ele pode causar alguma irritação nos olhos e ardência. Procure fazer isso à noite, antes de dormir.

Coma menos açúcar e reduza o aparecimento de olheiras

O açúcar faz com que os olhos fiquem dilatados e a região ao redor dele, escureça. Abuse nas frutas, folhas e das comidas saudáveis durante as suas refeições.

Açúcar, álcool, fumo e gordura só vão piorar as olheiras. Reduza cada dia mais o consumo dessas substâncias, pois elas prejudicam a saúde como um todo do seu organismo.

Faça a velha ‘receita de remédio caseiro da sua vó’ e livre-se das olheiras

Colocar pepino sobre os olhos não é uma receita sem lógica. Ela funciona de verdade! Isso acontece, pois, esse legume tem o papel de adstringente que clareiam a pele.

Para sua eficácia, você deve cortar umas fatias bem grossas e leva-las ao congelador por 20 minutos. Depois disso, é só as colocas e deixar por mais 20 minutos.

Livre-se das olheiras colocando chá nos olhos

Dois chás podem ser utilizados para fins de diminuir as olheiras. O primeiro é o de camomila que acalma e hidrata. O segundo é o chá verde rico em antioxidantes.

Para usar é só preparar o chá bem mais forte do que se fosse para ingerir. Quando estiver pronto, coloque na geladeira para esfriar e, em seguida, aplique o chá com algodão na região dos olhos.

Veja também Aprenda a fazer a poderosa máscara caseira antirrugas

Hortelã serve para banir as olheiras

A hortelã quem diria… também é eficiente no combate às manchas escuras que ficam sob os olhos.

Ao colocar cinco folhas de hortelã fresca esmagadas sobre as olheiras você vai sentir um formigamento.

É justamente essa sensação que faz com que o fluxo sanguíneo aumente no local e a pele adquira uma coloração mais corada e menos escura.

Não permaneça mais do que 20 minutos com a receita sobre a pele.

Estimule a circulação para evitar olheiras

Quando a circulação diminui na região dos olhos, causa as olheiras. E que tal estimular o fluxo sanguíneo na área?

É bem simples: pegue um recipiente pequeno com água bem gelada, se possível até com alguns cubos de gelo mergulhados.

Com um algodão bem macio, comece a passar a água sobre as olheiras. Mantenha os olhos fechados enquanto repete várias vezes.

Deixe o pedaço de algodão em cima das pálpebras para potencializar ainda mais o efeito.

Tenha uma boa noite de sono e dê adeus às olheiras!

O acúmulo de sono é um dos maiores fatores que causam as temidas olheiras. É só ficar duas noites sem descansar direito que as manchas já aparecem bem embaixo dos olhos.

Para evitar isso só existe uma maneira: dormir direito. Procure tomar um chá de camomila antes de deitar, relaxe e procure uma posição confortável.

Ajuste a temperatura e a claridade do seu quarto e procure manter o silêncio. Dormindo bem, sem dúvida, você estará livre das olheiras.

Veja mais!