Por Daiane Silva em 04/10/2011

Olhos esfumados não são difíceis de fazer, apesar de muitas mulheres levarem o maior medo do delineador. Acontece que, mesmo quem não tem prática com pincéis e sombras pode conseguir um efeito esfumado nos olhos, criando intensidade e destacando o olhar.

Em primeiro lugar, é bom saber um pouco mais sobre a preparação da pele para a maquiagem, isso é fundamental para conseguir o melhor efeito!

Detalhes sobre a preparação da pele

  • Antes de tudo, a pele deve estar bem limpa e a aplicação de base, corretivo e pó facial é muito importante para garantir que as sombras durem mais e fixem bem.
  • O primer, que anda sendo muito usado na maquiagem, pois tem muito poder na hora de corrigir imperfeições na pele, pode ser usado, desde que se observe um detalhe: existem marcas que oferecem o primer em bastão, este não é conveniente para a região onde vão ser aplicadas as sombras, pois ele atrapalha na hora de esfumar as sombras, gruda e faz com que a maquiagem fique pesada. O ideal é que se use um primer cremoso, como o da marca “O Boticário” ou “Mary Kay”, por exemplo, pois esses são mais líquidos e secam logo após a aplicação.
  • A boa aplicação e esfumado da sombra também depende bastante do tipo de pincel usado. O pincel ideal para aplicar a sombra é aquele mais achatado, com cerdas mais firmes, enquanto o pincel para esfumar é um maior, com cerdas mais macias e volumosas. Além desses, também servem para esfumar os tradicionais arredondados e de espuma.

Mãos à obra! Aprenda como esfumar seus olhos

1º   Nível – Iniciantes…

Olho esfumado passo a passo

Imagem: capricho.abril.com.br/blogs/caprichanomake

Caso você esteja no time que está começando a se aventurar na maquiagem, fique tranquila, você não precisa encarar um delineador logo de cara para fazer um esfumado nos olhos, um bom lápis preto funciona muito bem! O ideal é que ele tenha a ponta macia.

  1. Faça um traço com o lápis preto bem rente à raiz dos cílios superiores.
  2. Usando a ponta do dedinho ou um cotonete, esfume suavemente na parte externa. O efeito deve ficar mais intenso próximo à raiz dos cílios. Repita quantas vezes for necessário: passe o lápis e vá esfumando até conseguir o efeito desejado.
  3. Finalize com várias camadas de rímel.

2º   Nível – intermediário

Olho esfumado passo a passo

Imagem: capricho.abril.com.br/blogs/caprichanomake

Se você já costuma usar sombras, tem alguns pincéis e certa prática, já pode acrescentar uma sombra para aprimorar o efeito esfumado!

  1. Siga todos os passos do nível iniciante.
  2. Com um pincel de esponjinha na ponta, aplique a sombra aos poucos, por cima do lápis e vá espalhando um pouco por toda a pálpebra móvel.
  3. Usando um pincel específico para esfumar (lembre-se: com cerdas fofinhas), vá fazendo movimentos curtos e suaves de vaivém e pequenos círculos até espalhar a sombra em direção às sobrancelhas, mas sem chegar lá, criando um efeito de degradée, ou seja: mais escuro embaixo e mais clarinho em cima, até sumir.
  4. Se tiver o costume de usar curvex, ele é bem-vindo! Aplique um bom rímel preto.

3º   Nível – Avançado

Olho esfumado passo a passo

Imagem: capricho.abril.com.br/blogs/caprichanomake

Se você já for mais experiente com os pincéis, já for acostumada a se maquiar, você pode misturar duas cores de sombras e criar um olhar vibrante!

  1. Siga todos os passos do nível intermediário.
  2. Aplique sombra metalizada (na foto foi usada sombra roxa) com um pincel úmido, como se fosse um delineador, desenhando um biquinho no canto interno dos olhos.
  3. Depois, siga aplicando e esfumando, com um pincel seco, a sombra roxa em direção ao centro da pálpebra, misturando na sombra preta até que a divisão entre as duas cores fique imperceptível, em degradée.
  4. Para finalizar, você pode fazer um traço fino de delineador líquido nos cantos externos dos olhos, sobre a sombra preta.
  5. O curvex mais uma vez, é bem-vindo e rímel preto nos cílios superiores e inferiores completam o look.

(Marcos Costa, maquiador oficial na Natura – www.marcoscosta.com.br e Juliana Muñoz, maquiadora da Abá)

Veja mais!