Por Anna de Cássia em 23/08/2012

O Brasil é o país que detêm o maior índice de cirurgias plásticas realizadas por ano. E como ela está mais acessível a várias classes sociais, e o desejo de ter um corpo perfeito é tão influenciado pela sociedade, essa posição se torna cada vez mais efetiva. Com o avanço tecnológico, as cirurgias tornam-se cada vez menos evasivas, com um menor tempo de recuperação e também menos cicatrizes. Hoje em dia tem alcançado até um público que antes dificilmente entraria em uma mesa cirúrgica, o masculino. E para obter um resultado positivo, seja qual for a intervenção, é importante escolher um bom cirurgião plástico. Então acompanhe essas informações.

Planejando sua cirurgia

Como escolher um bom cirurgião plástico?

Foto: Reprodução

Cirurgião plástico não é qualquer médico com um registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), é essencial que ele tenha uma especialização em cirurgias estéticas e que também esteja ligado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). Por isso não escolha ao acaso, tome cuidado com anúncios que prometem milagres exibindo fotos e condições de pagamento excelentes. Geralmente são fajutas, pois um bom profissional não precisa desses artifícios chamativos.

Faça uma lista com nomes de profissionais que tenham boas recomendações, converse com amigas ou conhecidas que já fizeram intervenções com os nomes que você escolheu e saiba como foi tudo, atendimento, pré e pós-operatório, peça para ver os resultados. Geralmente, um bom médico sempre obtêm bons resultados em todos os procedimentos. Alguns resultados bons e outros nem tanto caracterizam um profissional não muito bom.

Marque uma consulta com mais de um profissional. É importante conversar com eles pessoalmente para que assim possa sentir se eles transmitem confiança. Informe-se se ele é especializado em técnicas específicas para a área do corpo que pretende modificar. No atendimento não deixe de esclarecer todas as dúvidas, fale seus objetivos da cirurgia para que possam ir se entendendo e chegar a um consenso.

Conhecendo um bom cirurgião

Um bom cirurgião plástico sempre se preocupa com o paciente, faz muitas perguntas e se preocupa com cada reação tomada nas respostas. Aconselha qual o melhor procedimento para seu caso para que possam atingir uma melhor utilidade nas suas necessidades, deixando bem claro todas as complexidades envolvidas na intervenção, desde o tipo de anestesia usada até os cuidados que terá de tomar depois da operação, sempre conversando em uma linguagem totalmente compreensível para que não fique nada subtendido. Recebe com naturalidade todas as perguntas, tanto da sua formação, qualificações, forma de pagamentos, quanto de seus trabalhos realizados.

Antes da cirurgia pede uma bateria de exames pré-operatórios, como sanguíneo, cardiológico, raio-x, entre outros. Tira fotos das partes que passarão pela cirurgia para que possa analisar melhor e depois fazer um comparativo “antes e depois”. Um bom cirurgião sempre deixa a decisão final para o paciente, considerando obviamente se é a melhor escolha.

Procedimentos mais procurados

Em 1980 foi realizada a primeira cirurgia de lipoaspiração no Brasil, ela é hoje o procedimento mais procurado, correspondendo a 40% das intervenções. Conheça também a lista com os outros procedimentos mais procurados, são eles:

  • Implantes de silicone
  • Ritidoplastia
  • Abdominoplastia
  • Mentoplastia
  • Blefaroplastia
  • Rinoplastia

Veja mais!