Por Natália Petrin em 05/02/2015

A mulher que nunca, nunquinha, em um período de TPM implorou por um doce, que atire a primeira pedra. Esse pode não ser um problema, mas se você está de dieta, prepare-se para sentir a culpa pós-doces. É, não é fácil ser mulher, mas tenho uma novidade para vocês que pode ajudar quem sente compulsão por doces – e não só as mulheres, viu? Homens também!

Como controlar o desenfreado desejo por doces

Foto: Reprodução

É tudo ciência

A vontade incontrolável de comer doces, para muitos é apenas frescura, para outros algo inexplicável. Para nós? Ciência. Quando o corpo está precisando de vitaminas – como a B12, por exemplo –, minerais e ômega-3, seu cérebro recebe um sinal de que seu corpo está insatisfeito com a alimentação, o que nem sempre é verdade. Isso acontece por esses elementos estarem ligados, direta ou indiretamente, à regulação dos neurotransmissores que são responsáveis pela saciedade e pelo bem-estar. Agora tudo faz sentido, não acham?

Como resolver esse problema?

Existem alguns alimentos que são “anticompulsão” que podem ajudar àqueles que sofrem com a necessidade de comer doces. A amêndoa, sem sal, fornece selênio, um daqueles minerais que falamos que podem estar em falta no seu corpo quando surge essa vontade maluca de comer doces; a maçã, traz vitamina B; o suco de romã, selênio, manganês e ácido málico – este último diminui a vontade de comer doce; o ovo fornece proteínas que ajudam a aumentar a saciedade; o salmão é rico em ômega-3, que também pode estar em falta e que, além disso, promove o bom humor e reduz a ansiedade; e o espinafre que durante a digestão libera substâncias que atuam diretamente naqueles hormônios que controlam a nossa fome.

Outras dicas

Algumas pessoas têm apenas compulsão por doces e, por isso, devem seguir, além da inserção dos alimentos acima, algumas outras dicas:

  1. Procure reduzir gradativamente a quantidade de doces ingeridos, pois se você cortar totalmente o consumo de uma vez, pode sofrer crises de abstinência que irão causar um posterior excesso.
  2. Evite consumir líquidos durante as refeições, pois isso fará com que o alimento se mova mais rapidamente para o intestino – o que reduz a saciedade, pois a comida no estômago é que dá essa sensação.
  3. Mastigue lentamente os alimentos e coma devagar. Isso fará com que seu organismo sinta-se satisfeito deixando o desejo por doces de lado.
  4. Evite olhar para os doces, afinal, para que se torturar não é mesmo? Além disso, somente de ter o doce por perto desperta o desejo em seu organismo, tentando a sua mente a deixar a dieta de lado e consumir.
  5. Se tiver que comer doce, opte por comer depois do almoço como sobremesa, pois assim trará menos prejuízos. Isso graças às fibras presentes na refeição, que diminuirão a absorção do açúcar.

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