Por Débora Silva em 16/10/2015

Os fios cacheados são mais finos, frágeis e delicados, e, por este motivo, necessitam de cuidados extras para estarem sempre saudáveis.

Existem vários tipos de cabelo cacheado e o primeiro passo para cuidar dos fios de maneira correta é descobrir qual é o seu tipo para, posteriormente, conhecer a melhor forma de aplicar os tratamentos e deixar os cachos perfeitos em casa.

Dicas para cuidar dos cachos em casa

Cabelos fracos, quebradiços e ressecados

Quando o cabelo cacheado está fraco e quebradiço, isto pode ser consequência de falta de queratina, a proteína fibrosa que envolve o fio com uma película, deixando-o mais resistente e com mais elasticidade. A dica é usar, diariamente, os produtos enriquecidos com o ativo.

Para os cabelos que ressecam facilmente, recomenda-se o uso de uma dose a mais de leave-in no decorrer do dia. Para deixar os fios mais naturais e soltos, reaplique o produto e amasse os cachos com a ajuda de um papel toalha.

Normalmente, os cabelos cacheados são mais ressecados e a oleosidade natural dos fios é a melhor hidratação. Por este motivo, evite lavar os cabelos todos os dias.

Como conquistar cachos perfeitos em casa?

Foto: Reprodução/ internet

Para hidratar os cachos

Para potencializar o poder hidratante do creme de tratamento, acrescente algumas gotas de óleo vegetal aquecido no produto. Este óleo também pode ser aplicado nos fios antes de lavá-los e ajuda a protegê-los do ressecamento causado pelo xampu.

Os cremes hidratantes sem enxágue também são importantes, pois ajudam a manter os fios modelados durante o dia. Para formar bonitos cachos, aplique o produto nos fios e amasse levemente.

Cabelos tingidos ou com luzes

Quem tem cabelos cacheados tingidos ou com luzes pode substituir o condicionador pelo creme de tratamento, pois este produto reduz o ressecamento e hidrata os fios.

A tintura resseca os cabelos, por isso, se você quer pintar os fios, a recomendação é optar por um tonalizante leve.

Cachos curtos ou compridos

Uma dica para quem tem fios cacheados e curtos é fazer nozinhos nos fios e amarrar a cabeça com um lenço, antes de dormir. Este procedimento ajudará a manter a definição dos cachos e reduzir o volume.

Para quem tem os cabelos cacheados e compridos, a recomendação é fazer um rabo de cavalo no topo da cabeça, pois isto manterá a raiz mais uniforme e os cachos soltos.

Na hora de lavar os cachos

A cada duas semanas, lave os cabelos com xampu antirresíduos para eliminar o excesso de oleosidade e potencializar a ação da máscara de hidratação.

Depois de lavar os cabelos, desembarace com os dedos ou com um pente de madeira.

A melhor opção na hora de secar os fios é deixá-los ao vento, secando naturalmente. Se for usar uma toalha, opte por uma mais macia e amasse os cachos levemente, sem esfregar.

Veja mais!