Por Nayla Georgia em 21/06/2012

Toda mulher se preocupa com o cabelo, afinal ele é a moldura do rosto e a principal etiqueta de cada estilo. Para o cuidado com a limpeza existem xampus para cada tipo de fio, dos mais ressecados aos oleosos e também os que já receberam químicas. Comprar o produto certo é essencial para manter as madeixas com movimento, elasticidade e brilho, ou seja, o cabelo normal. No mercado de cosméticos existem shampoos para todos os tipos de cabelo e é importante que cada pessoa use o ideal, pois o mito de que todas as fórmulas servem para qualquer cabelo pode acabar estragando os fios.

Tipos de cabelos e suas fórmulas essenciais

Como comprar shampoo?

Como comprar shampoo? | Imagem: Reprodução

Cada cabelo é diferente, seja na cor ou no tipo, contudo as fibras de cada um devem ter atenção especial. O cabelo fino e delicado é muito sensível e requer fórmulas mais suaves que contenham agentes de limpeza não agressivos, estes são os poliglucosídeos. Aquele cabelo ressecado por químicas, tinturas ou outros, exige aminoácidos para que possam reconstruir sua fibra, logo, os produtos que contêm cisteína e arginina são ideais. Já o cabelo oleoso é um problema que deve ser controlado com argila ou ácido salídico.

Mais fórmulas…

  • Para fios ressecados: aloe vera, ceramidas, colágeno, lanolina, manteiga de karité, pantenol ou queratina;
  • Para fios com falta de brilho: ceramidas, queratina, silicone ou vitaminas;
  • Para fios com frizz: aloe vera, lanolina ou manteiga de karité;
  • Para fios caindo: argila, cetoconazol, jaborandi, jojoba ou melaleuca;
  • Para fios quebradiços: queratina, proteínas, pantenol ou manteiga de karité.

Os ingredientes indispensáveis

Além de tensoativos, é necessário ter silicones na fórmula, pois eles ajudam a formar um filme que protege o cabelo. Outros ingredientes necessários são os aminoácidos, no caso, a lisina, arginina, cistina e histidina, já que eles ajudam a reforçar a estrutura dos fios. É importante conter o pantenol, que é indicado em qualquer tipo de cabelo. Ele retém água dentro da cutícula e impede o ressecamento do fio.

O que causa a falta de brilho nas madeixas?

Um cabelo sem brilho logo parece descuidado, cansado e sem vida. Os fios opacos são consequência do acúmulo de resíduos, até a poeira conta. Para combater este problema basta usar um shampoo antirresíduos a cada quinze dias e investir nos produtos que dão brilho.

Dois mitos muito comuns

Mito do sal

O sal, cloreto de sódio, é um eletrólito que se usado na dosagem indicada não chega a interferir na qualidade do cabelo. Muitas pessoas se iludiram com a moda de comprar shampoos sem sal, mas na verdade todos eles possuíam o cloreto de sódio na sua fórmula. É apenas importante lembrar que a quantidade deve ser equilibrada, pois isso irá garantir o desempenho esperado do produto.

Mito da pouca espuma

Muitas pessoas acreditam que a quantidade de espuma produzida pelo shampoo indica se ele é ou não de qualidade. Os que produzissem menos espuma seriam de má qualidade, enquanto os que mais produzissem seriam top de linha. Contudo nada disso interfere o poder de limpeza do cosmético.

Veja mais!