Publicado por Ana Ligia

Semanalmente vemos e fazemos promessas de que “próxima semana iremos começar uma atividade esportiva.” Falar que brevemente uma vida mais saudável será iniciada parece sempre algo fácil; difícil mesmo é colocar o compromisso em prática.

Segundo o ortopedista e médico do esporte do Hospital Santa Paula, Fabiano Cunha, a melhor maneira de colocar os planos em ação é planejando uma prática esportiva regular e de longo prazo.

O especialista sugere que, principalmente os iniciantes, devem seguir o seguinte passo a passo.

Como manter as atividades físicas de forma saudável

Como começar as atividades físicas. Veja cuidados importantes

Foto: depositphotos

Antes de começar uma atividade esportiva faça um check-up com um especialista.

Não adianta querer começar já pegando pesado. Escolha alguma atividade que seja adequada para sua condição física atual.

Treinar sozinho pode acabar prejudicando sua saúde. Procure um treinador qualificado para lhe orientar.

A alimentação saudável é uma das melhores maneiras de ajudar a manter o ritmo das atividades.

Coloque um objetivo na hora de praticar seus treinos. Algum tipo de meta; será mais prazeroso treinar pensando em uma viagem ou evento festivo que você deseja ir.

Saia da zona de conforto, mas também não exagere. Aos poucos vá aumentando o limite dos seus exercícios, só assim você irá evoluir. Mas é importante que isso seja feito devagar, evitando lesões e cansaço.

Fique atento aos sinais do corpo perante os exercícios

De acordo com o ortopedista, quando um programa de exercícios é iniciado, o corpo interpreta seu comportamento e ajusta o metabolismo de acordo com a regularidade dos treinos.

“Para os iniciantes, é muito mais efetivo realizar uma caminhada de 40 minutos, 3 vezes por semana, do que caminhar 2 horas no domingo e passar mais 6 dias sem fazer nada. O corpo gosta de regularidade e se acostuma com isso, seja com exercícios regulares ou com o ócio regular”, explica.

O médico conta que a principal queixa dos pacientes é a falta de resultado aparente no corpo depois de um mês de treino.

“É preciso entender o corpo. Você passa um ano sem se movimentar e de repente volta a caminhar. O cérebro fica confuso, não sabe que você quer emagrecer, só sabe que você não faz exercício. Neste primeiro momento, ele manda mensagens para o corpo entrar em estado de alerta. Daí que vêm as palpitações, formigamentos e as quedas de pressão que muitas pessoas reclamam no primeiro mês de um programa físico”, diz.

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