Por Gabriel Oliveira em 06/09/2011

Para muita gente combinar estampas é uma tarefa que resulta em algo “brega” ou exagerado. Entretanto, existem alguns truques que podem ser usados na hora de montar um visual com mais de uma padronagem.

Um dos pontos altos para o verão que se aproxima é justamente um mix de estampas diferentes. Uma dica bem interessante para começar é misturar listras P&B com outros tipos de estampas. Fazendo isso, não há erro! Depois você pode fazer combinações mais ousadas.

 

Veja algumas dicas de combinações de estampas para suas roupas

  • Xadrez e Floral: O xadrez fez bastante sucesso no inverno e vai continuar com tudo no verão, principalmente em cores mais alegres e vibrantes. Combine essa estampa com uma floral que possua praticamente as mesmas cores da padronagem do xadrez. Se o floral for pequeno, melhor ainda, pois não carrega demais o look.
  • Listras e Bolinhas: Se você tem uma pele com listras em preto e branco e não sabe com o que combinar, uma ótima dica é usar estampas de bolinhas. Escolha uma que as bolinhas sejam maiores e as listras mais finas.
  • Bolinhas e Florais: os florais são sem dúvida alguma o tipo de estampa mais fácil de combinar. Eles vão bem com quase todo tipo de padronagem. Com os poás (estampas de bolinhas) eles casam perfeitamente e formam um visual romântico chic. O ideal é que as duas estampas tenham pelo menos uma cor em comum e sejam bem simples.
  • Listras e Florais: para que essa combinação dê certo, as duas estampas devem ter o fundo da mesma cor (branco, por exemplo). Experimente usar listras com cores vibrantes, que são um ponto alto da estação. Assim como na dica anterior, é interessante que as duas padronagens compartilhem de uma mesma cor.
  • Tie-dye e grafismos: para a estação mais quente do ano, nada melhor do que uma estampa que transmita frescor e fluidez como o tie-dye. Se combinada com estampas com gráficos e desenhos de cores fortes, formam um visual que é a cara do verão. As duas devem ter ao menos uma tonalidade em comum para que não fique cafona, pois essa é uma das combinações onde as pessoas mais erram.

 

Veja alguns exemplos de combinações de estampas nos desfiles de verão 2012 de vários estilistas

 

Têca

A grife Têca misturou grafismos e listas, que deixou o look com bastante personalidade.

 

Coven

A Coven também apostou nos grafismos com listas. Oberve que as listras estão em um tom semelhante ao da saia.

 

Sta. Ephigênia

A Sta. Ephigênia levou à passarela uma combinação bem interessante: listras e estampas da natureza.

 

Giulietta

A grife Giulietta apostou nos florais com um listrado náutico.

 

Mistura de estampas

Exemplo de uma combinação que deixa o look bem romântico: poás pequenos e florais em cores suaves.

 

Abaixo, veja um vídeo do GNT onde Dudu Bertholini explica como combinar diferentes estampas

 

Veja mais!