Por Lilian Druzian em 25/11/2011

Diversas podem ser as causas de pés inchados, desde as lesões, como torções, até motivos complexos como doenças de rins ou outras que impedem a circulação sanguínea adequada ou retém líquidos.

A retenção de líquidos no corpo é um motivo comum para que os pés fiquem inchados, principalmente as mulheres, no período menstrual ou gravidez e ainda, quando passamos muito tempo em pé ou sentados, devido à má circulação sanguínea e, incluída nessa categoria de má circulação, está a insuficiência cardíaca, figurando como um dos graves motivos para o surgimento do edema, já que o coração não tem força suficiente para bombear o sangue.

Como evitar o inchaço?

Evite o inchaço dos pés com a ajuda da medicina alternativa

Se o inchaço nos pés se tornar frequente, é bom procurar um médico que diagnosticará a causa exata do problema. Sabendo qual é a causa, toma-se medidas para tratá-la, incluindo tratamentos naturais, que podem ter bons resultados. Comece mudando alguns hábitos que, sejam quais forem as causas do edema, servirão para melhorar sua saúde, de modo geral:

  • Comece alguma atividade física se você for uma pessoa sedentária. Isso melhora a circulação sanguínea nas pernas e também ajuda a eliminar líquidos do corpo.
  • Evite passar muitas horas sentada ou na mesma posição, levante-se e faça alguns alongamentos de tempos em tempos.
  • Meias elásticas usadas já pela manhã, ajudarão a melhorar a circulação;
  • Reduza o sal da alimentação! E isso significa evitar os produtos industrializados, especialmente os embutidos, como presuntos, salames, linguiças, etc., pois contém muito sódio, usado nos conservantes e este é um dos maiores responsáveis pela retenção de líquidos;
  • Evite a obesidade. Além de não sobrecarregar a circulação, você terá todo seu organismo beneficiado!
  • Beba muita água! Quanto mais água bebermos, mais os rins trabalham e limpam e menos líquido retemos!
  • No final de um dia de trabalho, uma das melhores coisas para relaxar e ativar a circulação, é preparar um bom e velho escalda-pés! A água morna, acrescida de outros elementos, estimula a circulação do sangue e relaxa os músculos cansados. Aproveite!

Fazendo um relaxante escalda-pés

Fazendo um relaxante escalda-pés

+  Para preparar o escalda-pés: amorne dois litros de água e despeje em uma bacia, sobre um punhado de sal grosso, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 1 gota de óleo essencial de alecrim. Mergulhe os pés por alguns minutos.

+ Coloque duas xícaras de folhas de sete sangrias (picadas) em uma panela, com dois litros de água e ferva por uns minutos. Deixe amornar um pouco e ponha numa bacia, mergulhando os pés por aproximadamente 30 minutos.

+ Sempre que possível, mantenha-os elevados acima da altura de sua cabeça por alguns minutos.

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