Por Katharyne Bezerra em 10/08/2015

Em uma maquiagem, o uso do blush é quase que indispensável. O produto deixa o rosto com uma aparência mais saudável, natural, e ainda ajuda a esconder algumas imperfeições. Além de contornar e realçar os traços faciais, o blush também ilumina e destaca ainda mais a beleza das mulheres.

Porém, algumas usuárias não sabem ao certo como passar o produto e acabam errando. Sem saber a quantidade certa, a cor ideal e as posições dos movimentos do pincel para cada tipo de rosto, muitas acabam passando dos limites e obtendo o resultado inverso, deixando a make exagerada e mega artificial.

Formas de usar o blush

O modo como se passa o blush é essencial para espalhar o produto pelas maçãs do rosto. Tanto a escolha do pincel quanto o tipo dos movimentos que serão responsáveis pelo efeito que o item irá desempenhar na composição da maquiagem.

Como acertar no uso do blush?

Foto: Pixabay

Por essa razão, opte por pincéis mais largos, uma vez que eles são mais eficazes para espalhar o blush. Por exemplo, se o pincel for fino ele vai acabar concentrando o pigmento em alguma região, podendo até deixar sua make com aquela aparência de palhaço.

Outro fator importante são os movimentos que os pincéis devem fazer quando são utilizados. Sempre que for adicionar à maquiagem o blush, bata o pincel na mão, retirando o excesso de pó, e depois leve o produto ao rosto, fazendo sempre movimentos intensos para que o mesmo seja espalhado de maneira uniforme.

A cor ideal do blush

A cor da pele é um fator crucial para acertar a coloração do blush. O casamento das duas cores deve ser harmonioso, para ninguém correr o risco de pagar mico.

  • Pele morena: Boas escolhas para esse tom de pele é o bronze com leve brilho dourado ou o rosa seco.
  • Pele negra: O ideal para mulheres negras é a utilização de tons terrosos, como o marrom ou vinho.
  • Pele branca: Já para as peles claras, tons como o pêssego e o rosa são ideais.

Tipos de rosto

Rostos redondos, quadrados, triangulares, longos ou ovais. Não importa o formato, existem mulheres lindas de todas as formas. Entretanto, também existem maneiras diferentes de se passar o blush de acordo com cada tipo de rosto, para conseguir deixar um efeito natural.

  • Rostos redondos: O segredo para caprichar no blush, neste caso, é aplicar uma “listra” fina do pó na diagonal, na tentativa de afinar mais o rosto. Saindo do alto das maçãs do rosto até próximo das orelhas.
  • Rostos quadrados: Neste caso, passe o blush de forma arredondada nas maçãs do rosto, mas cuidado na hora de usar, pois, se não estiver bem esfumaçado, pode ficar semelhante a maquiagem da boneca Emília do Sítio do Picapau Amarelo.
  • Rostos triangulares: O ideal é aplicar o blush também de forma arredondada, porém, puxando levemente para próximo das orelhas. Deixando assim a face um pouco mais fina e balanceando as formas.
  • Rostos longos: Neste formato, utilize o pincel de maneira a atingir do centro das maçãs até a região das têmporas. Dessa maneira, o rosto fica mais harmonioso.
  • Rostos ovais: Aplique o blush no alto das maçãs e com o pincel puxe até as têmporas, conseguindo assim afiná-lo.

Veja mais!