Por Layal Antanios em 26/03/2012

Muitas pessoas que estão fazendo dieta têm dúvidas sobre diversos fatores. Afinal, são tantos mitos e verdades, que realmente ficamos confusos no que acreditar.

Algumas dúvidas comuns são:

  • Beber líquidos durante as refeições aumenta a barriga?
  • Comer e deitar faz mal?
  • E outro bem comum  (e que é o tema deste artigo) é: Comer à noite realmente engorda?

Verdade ou lenda?

Comer à noite engorda mais que de dia?

Mulher assaltando a geladeira | Imagem: Reprodução

Cientistas e estudiosos sempre acreditaram que tanto faz se alimentar de manhã, de tarde ou de noite, já que as calorias dos alimentos são as mesmas. No entanto, uma pesquisa conseguiu provar, pela primeira vez, que se alimentar na parte da noite pode prejudicar a sua dieta e saúde.

A experiência foi realizada por cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos. Nela dois grupos de camundongos comeram uma mesma ração durante o período de seis semanas.

Para o primeiro grupo, o alimento era servido no horário de costume. Já os ratos do segundo grupo só comiam no horário errado, período em que deveriam estar descansando. No fim da pesquisa, 48% deles haviam ficado mais gordos, muito mais do que os ratos que comeram na hora certa, que tiveram um ganho de peso avaliado em 20%. Ou seja, por algum motivo, se alimentar na parte da noite engorda mais, mesmo que você consuma os mesmos alimentos que iria ingerir durante o dia. Na verdade, ninguém sabe explicar o que realmente acontece, no entanto, os estudiosos acreditam que a absorção da energia contida nos alimentos tenha a influência do ritmo circadiano, que é o relógio biológico do nosso organismo.

Não se esqueça!

O importante é: saber que é essencial em uma alimentação ter moderação. Procure fazer várias refeições ao longo do dia (de seis a oito, de forma balanceada), para que o seu metabolismo funcione sempre, já que ficar muito tempo sem comer, pode estacionar o seu metabolismo, e consequentemente implicar no ganho de peso. O segredo de manter o corpo sempre em forma é saber moderar as suas refeições, de uma forma saudável.

Veja mais!