Por Marianna Feiteiro em 19/12/2013

Uma das maiores dúvidas de beleza das usuárias de maquiagem é sobre combinar ou não a cor do esmalte com a do batom. Há inúmeros argumentos a favor dos dois lados:

Combinar

Alinhar a cor dos seus cosméticos cria um look chique e bem afinado com uma simples paleta de cores. É um jeito muito fácil de parecer que você teve um super trabalho para se arrumar e montar um visual elegante quando, na verdade, você só teve tempo para pintar suas unhas. A combinação do esmalte com o batom cria esse efeito, especialmente quando os tons escolhidos são fortes – como o vermelho ou vinho –, pois garantem uma sintonia em todo o look. Além disso, essas cores são, por si só, muito sofisticadas, o que também ajuda.

Lábios e unhas ameixa

Foto: Reprodução

Não combinar

Por outro lado, usar um batom da exata mesma cor da sua unha vai conferir ao visual uma overdose daquele tom específico, que, com certeza, irá chamar atenção e atrair muitos olhares para você. Além disso, é divertido ser um pouco rebelde na produção, afinal, as regras foram feitas, às vezes, para serem quebradas. Combinar a unha ao batom pode te deixar com um ar quadrado, “coxinha” e conservador, já que misturar diferentes tons na produção é muito mais ousado.

Usar cores diferentes também fica bonito

Foto: Reprodução

A conclusão é…

Não há respostas certa ou errada. Tanto o look combinado quanto o rebelde ficam bonitos e na moda.

A boa notícia é que, para quem fica na dúvida, basta misturar as tendências. Hoje, você pode usar as unhas e o batom na cor vermelha e, amanhã, optar pelos lábios nude. O mesmo vale para a combinação nas unhas dos pés e das mãos: a cor só dura de uma a duas semanas, então faça muitos experimentos e veja o que mais te agrada. Quando você enjoar da sua decisão, é só visitar a manicure. Simples assim.

Para as ousadas: unhas e lábios pretos

Foto: Reprodução

Como combinar

Combinar ou não o esmalte com o batom?

Foto: Reprodução

Se você vai optar por usar a mesma cor nas unhas e nos lábios, siga essas regrinhas básicas:

  • Se seu esmalte e batom são vermelhos, não use um look desta cor, pois o visual ficará muito carregado. Se preferir, combine os lábios e vestido vermelhos com unhas francesinhas.
  • Sempre escolha cores que funcionam para o seu tom de pele. Negras, por exemplo, não devem apostar no rosa bebê, e brancas muito claras devem evitar tons terrosos.
  • Opte pelas cores que combinam com a sua personalidade. Se você não tem o costume de usar batom vermelho e não se sente à vontade com o look, provavelmente não irá sustentá-lo.
  • Cores que ficam muito bonitas combinadas nas mãos e boca incluem: vermelho, vinho, café, ameixa, laranja, rosa, nude, azul e preto, se você for bastante ousada.

Veja mais!