Por Gabriel Oliveira em 12/01/2012

O crochê é uma das técnicas artesanais mais bonitas do mundo. Com ela, é possível fazer não apenas roupas, mas também objetos de decoração e peças de cama, mesa e banho. No Brasil, a cultura em torno do crochê é bastante rica, principalmente na região nordeste. Para quem não sabe do que é, trata-se de uma técnica onde é necessário apenas uma linha (especialmente feita para essa finalidade) e uma agulha que possui um pequeno gancho na sua extremidade, com o qual são feitos “nós”, formando um tecido handmade, cujo formato e tamanho da trama podem ser dos mais variados tipos.

As roupas feitas em crochê fazem bastante sucesso em desfiles, não só aqui no nosso país, mas também lá fora. O material produzido é capaz de formar vários tipos de peças, desde uma pequena luva, até um vestido todo elaborado. É claro que por ser feito à mão, dependendo do que é feito, demora-se bastante e sai caro.

Coletes em crochê

Os coletes em crochê são capazes de montar um visual bem romântico e podem ser usados com diversos tipos de peças, desde uma blusinha, até um vestido longo. Abaixo, você confere algumas dicas de como usar e combinar corretamente essa peça sem erros.

  • Se quiser montar um visual casual, para o dia a dia, ou até mesmo ir ao shopping, use ele com uma blusinha sem estampa e um shortinho jeans. Invista nas cores neutras, que são bem versáteis e fuja do preto, que deixa o look fechado demais e não vai combinar com a cor do jeans.
  • Você pode usar também com um vestidinho florido, montando um look bem romântico e elegante, que pode ser usado tanto no dia a dia, como também em um evento mais informal. Nos pés, prefira sapatilhas, ou peep toes, que são extremamente confortáveis.
  • Para um look mais sério e formal, aposte no minimalismo, deixando os detalhes por conta do colete. Uma dica bem legal é um vestido nude, com um colete em uma cor mais clarinha ou até em um tom rosé e um scarpin também em tom nude.

Looks e modelos

 

Colete de crochê - modelo branco

Modelo branco, que pode ser usado tanto com jeans, como com peças mais formais.

 

 

Colete de crochê - estilo casual

Modelo feito em quadradinhos, bem casual

 

 

Colete de crochê colorido

Esse é mais colorido, com flores e tons vibrantes

 

 

Colete de crochê fechado

Modelo fechado em várias cores

 

 

Colete de crochê - look formal

Ideal para montar um look mais formal

Veja mais!