Por Débora Silva em 27/11/2015

Depois de uma noite de festa ou um dia cansativo de trabalho, pode aparecer aquela preguiça de retirar a maquiagem, mesmo sabendo que dormir sem removê-la é bastante prejudicial para a nossa pele.

A maquiagem pode acumular sujeiras, pó, poluição e suor que, se não forem removidos, podem causar acne ou alguma outra infecção e, a longo prazo, a cútis pode ficar com poros abertos e sem brilho.

O que acontece quando dormimos com maquiagem?

Coisas que acontecem com a pele quando dormimos com maquiagem

Foto: Pixabay

É durante o período da noite que a pele absorve melhor os nutrientes, no entanto, isto apenas é possível se ela estiver bem limpa, sem maquiagem. Saiba por que nenhuma preguiça deve ser maior do que o ato de remover os produtos da pele antes de dormir:

  • As alergias pioram – As pessoas que têm uma pele que se irrita com mais facilidade, possuem mais chance de desenvolver alergia. Quando dormimos com maquiagem, o tempo de contato é ampliado e, assim, é desenvolvida uma inflamação crônica na pele;
  • Obstrução dos poros – Dormir com maquiagem fecha os poros, impedindo que a pele possa secretar o sebo produzido naturalmente. Como o sebo vai ficando retido na pele, origina as espinhas internas;
  • Surgimento de espinhas – Como consequência da obstrução dos poros, que impede a secreção do sebo, há a formação de espinhas que apresentam um formato de cisto;
  • Envelhecimento da pele – Se você tem preguiça de remover a maquiagem antes de dormir e isto ocorre frequentemente, atenção! Além das consequências citadas, dormir maquiada com frequência pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, além de gerar inflamação;
  • Aumento da oleosidade do rosto – Além de causar as espinhas, dormir maquiada também vai aumentar a oleosidade da pele, devido à obstrução dos poros.

Como limpar a pele corretamente?

Para remover a maquiagem de maneira correta, o ideal é utilizar um demaquilante com algodão. Os especialistas também recomendam evitar os lenços umedecidos comuns, optando pelos lenços demaquilantes.

Para as mulheres que usam maquiagem todos os dias e querem cuidar muito bem da pele, evitando qualquer tipo de prejuízo à cútis, o recomendado é apostar em um creme hidratante após a limpeza da pele. É importante ressaltar que cremes, tratamentos anti sinais etc. só podem ser aplicados sobre a pele depois de limpa.

No momento de escolher o demaquilante, lembre-se de levar em consideração o seu tipo de pele e a quantidade de pigmento a ser removido.

Veja mais!