Publicado por Lia Vieira

Antes de buscarmos formas de tratar as manchas de pele, é importante saber de onde elas surgem. A aparição de manchas no rosto, braços e pernas acontece devido à exposição excessiva ao sol que acaba estimulando a produção de melanina em nossa pele. Sem o uso de um protetor solar adequado, as manchas tendem a aumentar principalmente se a pessoa possui propensão genética (tendência hereditária).

Clareie a pele de manchas causadas pelo sol!

Foto: Reprodução

Propensão e regiões mais afetadas

Todos estão sujeitos às manchas, mas pessoas que possuem a pele mais clara são mais propensas a ter sardas ou melasmas (manchas escuras). As áreas mais expostas diariamente ao sol, como rosto, braços e pescoço, acabam sendo as regiões mais afetadas, deixando não apenas a saúde em risco, mas também a autoestima.

Isso, no entanto, não é motivo para desespero. Existem alguns medicamentos naturais que podem, de forma fácil, rápida e simples clarear a pele diminuindo as manchas provocadas pelo sol.

Clarear manchas do rosto e pescoço

  • Um pepino inteiro;
  • Duas claras de ovos;
  • Duas colheres de mel;
  • Uma colher de sopa de farinha de trigo;
  • 200 ml de água.

Coloque no liquidificador o pepino, a água, as duas claras de ovo e as duas colheres de mel e em seguida bata até misturar bem. Coe com um pano de algodão e, em seguida, coloque o conteúdo coado em um recipiente. Adicione os outros ingredientes e misture bem, até conseguir uma mistura de consistência pastosa.

A máscara deve ser aplicada sempre à noite e retirada de manhã, ao acordar. Para isso, lave o rosto com água gelada. Para obter bons resultados, você deverá fazer isso pelo menos duas vezes por semana. Durante o dia use filtro solar e nunca saia ao sol com essa mistura no rosto.

Clareando a pele com manteiga ou água oxigenada

O procedimento realizado com a manteiga é muito simples: basta que você derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco. Em seguida, aplique na pele por um período de 20 minutos e lave muito bem em seguida. Mas atenção: se sua pele é oleosa, não realize esse procedimento.

Uma alternativa a este, é usar a água oxigenada 10 volumes. Com a ajuda de um algodão, aplique durante a noite e durma com ela no rosto. De manhã, lave bem o rosto com água fria e passe protetor solar.

Leite e mel trabalhando contra o aumento de manchas

  • Uma colher de sopa de azeite de oliva;
  • Uma colher de sopa de mel;
  • Uma xícara e meia de chá de leite;
  • Uma colher de sopa de maisena.

Todos os ingredientes devem ser misturados em um recipiente que deverá ir ao fogo em seguida. Misture em fogo baixo até que vire um mingau e então desligue, deixando esfriar completamente. Esta mistura deve ser aplicada no rosto com a pele bem limpa. Deixe agir por, no máximo, 20 minutos e então retire lavando o rosto com água fria. Sempre depois do procedimento, passe um creme hidratante. Este deve ser realizado sempre durante a noite, pois caso a pele com a mistura seja exposta ao sol, poderá piorar as manchas.

Cosméticos ou tratamentos profissionais

Mas se você já tentou tratamentos naturais e não obteve resultados satisfatórios, não precisa se preocupar. Existem ainda outras opções que devem ser sempre indicadas e acompanhadas por um dermatologista como, por exemplo, a Luz Pulsada, o Laser e o Peeling químico, ou ainda os tratamentos com cosméticos que podem ser feitos à base de hidroquinona, ácido retinóico, ácido tranexâmico, ácido azelaico, entre outros.

Mas atenção: de nada vai valer o tratamento se você não usar filtro solar, chapéu e roupas que protejam as áreas com manchas. Além disso, o uso de protetor solar deve ser um hábito mesmo para quem não tem este problema.

Vitamina C

Foto: Reprodução

Limpando de dentro para fora

Além de todas essas dicas, você deve consumir muitos alimentos ricos em vitamina C como a laranja, a goiaba, o kiwi, o limão e a acerola, por exemplo. Essa vitamina dentro do nosso organismo ajuda a melhorar a resistência da pele contra o sol, além desses alimentos serem ricos em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele.

Veja mais!