Por Daiane Silva em 24/08/2011

Cirurgia plástica de nariz

O que é?

É uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo, serve para corrigir imperfeições ou alterações respiratórias do nariz. A Rinoplastia objetiva melhorar a aparência, harmonizando o nariz ao rosto do paciente de forma natural e bonita.

Problemas como proeminência do dorso ou da ponta do nariz, nas abas… enfim, cada caso é único e o sucesso da cirurgia se deverá, em parte à experiência do cirurgião, que ajudará o paciente antes, durante e depois da cirurgia. Na escolha da correção; na correção em si, já que, nesses casos, milímetros fazem diferença no resultado final e também no pós-operatório.

Como é feita a rinoplastia?

Geralmente sob anestesia geral, dura de duas a três horas. Pode ser do modo ABERTO ou FECHADO, dependerá da extensão da cirurgia, de acordo com o que o cirurgião pretende.

No modo aberto, o cirurgião faz a incisão próxima à ponta do nariz, já na fechada, a incisão é feita na columela, que é aquela cartilagem que separa as duas narinas. Através dessas incisões, o cirurgião acessa as cartilagens internas, a estrutura do nariz para então moldar e esculpir o nariz no formato desejado.

Como é o pré e o pós-operatório?

Pré-operatório da Rinoplastia

  • Nas consultas iniciais antes da realização da cirurgia, o cirurgião orientará o paciente sobre as modificações, possibilidades e resultado esperado da cirurgia.
  • Estas conversas entre médico e paciente são extremamente importantes, já que assim ficarão definidos os limites do que é possível fazer e obter da cirurgia, evitando futuras frustrações por parte do paciente.
  • Também nesse período, o cirurgião faz recomendações a respeito de fumo, que deve ser evitado pelo paciente, do uso de medicamentos que o paciente esteja usando ou que não possa usar, alergias que o paciente tenha, requisita exames clínicos e o paciente também tira qualquer dúvida a respeito do procedimento.

Pós-operatório

  • O paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, deve estar acompanhado.
  • A maioria tem edema  mínimo, mas o inchaço nas pálpebras inferiores costuma durar uma semana ou até mais; sangramentos podem ocorrer de forma controlável.
  • O nariz fica coberto por curativo e, em casos onde o osso nasal é quebrado, o curativo pode ser gessado, sendo retirado em uma ou duas semanas após a cirurgia.
  • Os resultados custam um pouco a aparecer, mas, nas semanas subsequentes, o inchaço vai cedendo, assim como os hematomas, revelando os resultados do procedimento.

Preço

O preço médio de uma rinoplastia é de R$3500, variando, claro de região para região ou clínicas e cirurgiões.

Veja mais!