Por Daiane Silva em 01/08/2011

O que é?

É uma cirurgia para corrigir uma deformação das orelhas conhecida popularmente como “orelhas de abano”, que causa constrangimento e pode inclusive abalar a autoestima das crianças, pois estas costumam ser alvo de piadas e gozações dos colegas de escola e amiguinhos.

Algumas pessoas nascem com as orelhas protusas, com a borda lateral distanciada da cabeça, parecendo até maiores do que são de fato. Além disso, outro problema pode ser corrigido pela otoplastia, o lóbulo bífido, que é causado por excesso de peso de brincos ou alargadores e piercings  ou rasgões acidentais no lóbulo da orelha. Falaremos com maiores detalhes da cirurgia de orelha de abano, já que é a mais procurada.

Como é feita a cirurgia?

Sendo a orelha uma estrutura delicada demais, o cirurgião precisa ter um cuidado especial na otoplastia, atuando com extremo senso estético, criando contornos e silhuetas com a cartilagem, dando forma à orelha. É indicada a partir dos cinco anos de idade, quando a orelha já está formada, evitando que a criança fique exposta às zombarias o mais cedo possível, mas também é bastante comum na idade adulta.

A otoplastia é realizada com anestesia local e sedação e praticamente não oferece dor ou incômodo, mas a anestesia geral pode ser indicada, caso necessário. É considerada uma cirurgia simples e a cicatriz é praticamente imperceptível, pois fica atrás da orelha. Para revelar a cartilagem, é feita uma pequena incisão no fundo da orelha, o cirurgião a esculpe e a dobra para trás, em direção à cabeça.

Conforme necessário, o cirurgião pode remover um pedaço maior de cartilagem, tudo para que a dobra da orelha fique bem natural depois de a otoplastia ficar pronta. A cartilagem é moldada e fixada com múltiplas suturas, esses pontos são retirados, geralmente quinze dias após a cirurgia e o paciente usa uma faixa elástica compressiva no pós-operatório e qualquer trauma às orelhas deve ser evitado, inclusive dormir sobre elas por três semanas.

Cuidados básicos pré e pós operação

  • Na semana da cirurgia normalmente o médico pede para que o paciente lave diariamente as orelhas com um sabonete antibacteriano;
  • Caso o paciente fique gripado ou tenha outro problema de saúde, a operação será adiada;
  • Fica proibido o consumo de remédios com silicilatos;
  • Após a operação o paciente terá de usar uma faixa elástica na cabeça, para proteger as orelhas, durante cerca de duas semanas;
  • Evitar dormir de lado nas primeiras semanas pós operação.

Preço

Os preços variam de acordo com a clínica, mas a média  é em torno de R$4000 a R$5000.

Fotos de antes e depois de uma otoplastia

Otoplastia - visão por trás da cabeça

Otoplastia do ator Brad Pitt

Otoplastia em criança

Veja mais!