Por Gabriel Oliveira em 04/01/2012

O Chapéu é uma peça clássica, que nunca sai de moda. Em toda estação ele vem sendo reinventado pelos estilistas e surgem em novos modelos, ou resgatando os mais antigos, que são super tradicionais.

Algumas grifes de prestígio, como Louis Vuitton, Marc Jacobs e Christian Dior, apostam em modelos bem exóticos de chapéus, onde a criatividade é quem fala mais alto. São modelos extremamente grandes e com uma carga visual enorme, com bastante cores, formas e texturas.

Mas há quem prefira os modelos mais clássicos, e aqueles mais simples inspirados no guarda-roupa masculino. Eles são perfeitos para um look casual, para se proteger do sol inquietante desse verão. Entretanto, não é todo chapéu que fica bem em determinados tipos de rostos. Quando usados sem atenção, podem criar uma imagem deselegante e despreocupada sua. Por conta disso, é preciso saber qual o modelo que mais se adequa às formas da sua face.

Confira abaixo dicas de como usar chapéus de acordo com seu tipo de rosto

  • ROSTO TRIANGULAR: prefira os modelos com a copa e abas menores. Mas atenção: ele deve combinar com as proporções da face, seguindo a sua forma.
  • ROSTO QUADRADO: invista nos modelos com abas largas e copa alta. Geralmente, as pessoas desse tipo costumam ter o rosto com uma largura horizontal um pouco maior e a vertical levemente menor. Por conta disso, os modelos que possuem a copa de média à alta são os ideais. Se as abas forem pequenas, você corre o risco do chapéu ficar apertado.
  • ROSTO OVAL: o ideal são os modelos com copa e aba proporcionais. Quando são desproporcionais, podem criar um efeito de que o chapéu é enorme em relação à cabeça da pessoa que está usando.
  • ROSTO ALONGADO: modelos com copa de média à baixa são os ideais, pois não correm o risco de alongar ainda mais a face da pessoa, tornando o visual estranho.
  • ROSTO ARREDONDADO: aposte nos modelos com copa de média à alta e com as abas proporcionais à esse tamanho.

LOOKS COM CHAPÉUS FEMININOS

 

Chapéu modelo Fedora

Modelo Fedora, inspirado nos masculinos

 

 

Chapéu estilo Cowgirl

Estilo Cowgirl

 

 

Chapéu - Kate Midleton

Kate Midleton é uma das fãs de chapéus. Esse é um dos modelos mais elogiados que ela já usou.

 

 

Chapéu estilo Boina

Estilo Boina

 

 

Chapéus femininos

Modelos tradicionais inspirados no guarda-roupa masculino

 

 

Chapéu - Princesa Eugene de York

A Princesa Eugene de York, com um modelo bem exótico no casamento Real do Principe William.

Veja mais!