Por Nayla Georgia em 18/05/2012

Conhecida por seu sabor refrescante e inconfundível, a hortelã é uma erva muito usada na medicina e na culinária. Ela é composta principalmente por mentol, que é encontrado nas folhas mais velhas e dá aquela sensação refrescante. Existem muitas espécies dessa planta espalhadas por todo o planeta e no Brasil as mais conhecidas são: hortelã-de-cozinha, hortelã-pimenta, hertelã-de-horta e poejo. A maior produtora da hortelã é a região Norte da África. A hortelã também é chamada de menta, mint ou menthe verthe em outras regiões do mundo. É rica em vitaminas A e C, sem mencionar o cálcio e o ferro, que também fazem parte de sua composição. Na culinária, ela pode ser usada em pratos doces, salgados, aromatizando licores, manteigas, doces, sobremesas e chocolates.

Benefícios da hortelã

Hortelã

Imagem: Reprodução

  • Combate às cólicas menstruais: tomar o chá dessa erva ajuda a se livrar das dores muito incômodas desse período.
  • Ajuda a emagrecer: estudos comprovaram que inalar o odor do óleo extraído das folhas ajuda a obter uma perda significativa no apetite, o que reduzia, de acordo com o estudo, 300 calorias nas pessoas testadas.
  • Alivia dores de picadas de insetos: para aliviar esse problema, basta colocar as folhas amassadas em cima da picada, pois a hortelã tem propriedades anestésicas.
  • Estimula o aparelho digestivo.
  • Tem efeitos antiespasmódicos: com a infusão da hortelã, basta ferver 3 gramas da erva em 100 mililitros de água por cinco minutos. Esse chá também é eficaz no tratamento de dores de barriga e combatendo a prisão de ventre.
  • Conserva o colágeno da pele e do cabelo: pois a erva é antioxidante.
  • Trata gripes: o gargarejo do chá de hortelã alivia as dores de garganta que geralmente aparecem quando se está gripado.
  • Garante uma boa noite de sono.

Atenção!

A erva costuma irritar a mucosa e pode causar até falta de ar. Evite dar às crianças.

– Prefira fazer o uso das folhas frescas, porque uma vez desidratadas, grande parte de suas propriedades terapêuticas são perdidas.

Receitas caseiras com a hortelã

Para picadas de insetos

Amasse as folhas de hortelã, de preferência frescas, em um pilão. Esprema em um pano até extrair bem o sumo. Misture em um pouco de argila e aplique sobre a picada.

Para eliminar vermes

Misture 4 galhos e 10 folhas de hortelã, 300 ml de leite e 1 colher de sopa de mel em uma panela e deixe no fogo até ferver. Coe, deixe esfriar um pouco e tome ainda morno, em jejum durante uma semana.

Veja mais!